09/01/2013 às 13:02

Professores de inglês da rede pública farão curso nos EUA

Educadores selecionados pelo Programa de Aperfeiçoamento de Língua Inglesa participarão de intensivo em universidades americanas de 14 de janeiro a 26 de fevereiro

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Educação

Professores de inglês da rede pública de ensino terão uma ótima oportunidade para complementar seus conhecimentos. Ao todo, 45 educadores do Distrito Federal foram selecionados pelo Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa. No dia 13 de janeiro, eles viajarão para os Estados Unidos e farão cursos em universidades americanas durante seis semanas.

No total, 540 professores de inglês de todo o país foram escolhidos em processo seletivo e embarcarão para o exterior na próxima semana. O curso intensivo será realizado no período de 14 de janeiro a 26 de fevereiro de 2013. Fortalecimento do domínio da língua inglesa, melhoria nos métodos de ensino e uso de tecnologias estão entre os temas da formação.

Para o secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa, a iniciativa é importante para investir na formação dos professores, o que influencia diretamente no fortalecimento da educação do país. “Esse programa capacita e valoriza o educador, além de beneficiar diretamente a qualidade das aulas”, destacou o secretário.

Viagem – O programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Comissão Fulbright – responsável pelo intercâmbio educacional entre Estados Unidos e Brasil. Os custos da viagem serão totalmente financiados pela Capes e pelo governo americano.

O programa é desenvolvido, desde 2011, em parceria com a Universidade de Oregon. A edição deste ano também conta com auxílio de outras instituições de ensino superior do Texas; de Boston, em Massachussets; de Miami, na Flórida; de Indiana e do Arizona.

De acordo com a Capes, em breve será divulgado outro edital para seleção de professores candidatos ao novo curso de formação nos Estados Unidos.

Para participar da iniciativa é necessário o candidato possuir nacionalidade brasileira, ter bacharelado ou licenciatura em língua inglesa, além de atuar como professor efetivo do idioma na rede pública de ensino.


Serviço

Curso Intensivo de aperfeiçoamento de língua inglesa

De 14 de janeiro a 26 de fevereiro de 2013, nas universidades americanas.