11/01/2013 às 17:50, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

GDF realiza primeira troca da bandeira deste ano

Solenidade será comandada pela Polícia Militar e contará com exposição de viaturas e apresentação do Batalhão de Policiamento com Cães

Por Da Redação


. Foto: Mary Leal

Neste domingo (13), às 9h, a Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, será palco da primeira cerimônia de troca da Bandeira Nacional do ano. A solenidade – realizada no primeiro fim de semana de cada mês – costuma reunir centenas de pessoas, entre turistas e moradores da cidade, e, desta vez, será comandada pelo GDF.

Na ocasião, haverá uma apresentação do Batalhão de Policiamento com Cães e uma exposição de veículos da PMDF, composta por cinco viaturas, cinco motos, uma Central de Comando Móvel e um helicóptero. A tropa será integrada pela Banda Sinfônica da PMDF, pela Guarda Bandeira e pelo Comandante da Tropa e Estado-Maior. Além disso, será possível conferir equipamentos e materiais usados pelos policiais militares em dois estandes, um do Batalhão de Operações Especiais e outro do Batalhão de Polícia Ambiental.

A responsabilidade pela troca da bandeira cabe, alternadamente, às Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e às forças auxiliares (Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do DF). Na solenidade deste domingo, estarão presentes representantes da Marinha, Aeronáutica e do Exército, Batalhão da Polícia Militar, autoridades do governo e sociedade civil.

Efetivo – O evento deste domingo conta com uma tropa de 209 policiais militares, distribuídos em quatro pelotões: Batalhão de Policiamento de Choque, 5º Batalhão de Polícia Militar – Rio Branco, Polícia Militar Ambiental e Batalhão de Policiamento Tático Motorizado (Rotam).

A cerimônia de troca da Bandeira Nacional foi instituída pela Lei Federal nº 5.700 em 1º de setembro de 1971. A bandeira é a maior do país e possui 14 metros de largura e 20 metros de comprimento. Fixada em um mastro especial de 110 metros de altura, é hasteada entre o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal.