11/01/2013 às 20:44

Inscrições abertas para a Corrida de Reis Mirim

Competição reunirá crianças de 6 a 13 anos. A prova, com trajeto de 300 metros, está marcada para o dia 20

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

Já estão abertas as inscrições para a Corrida de Reis Mirim. A Secretaria de Estado de Esporte oferece 1,5 mil vagas para crianças de 6 a 13 anos, que percorrerão 300 metros. O objetivo é incentivar a prática de esportes, bem como proporcionar momentos de brincadeira e lazer. A prova está marcada para o próximo dia 20 de janeiro.
 

“Essa ação é um incentivo para que as crianças se exercitem. Nós queremos incluir todos, independentemente da faixa etária, em eventos esportivos no DF”, afirma o secretário de Esporte, Julio Cesar Ribeiro. Segundo ele, a promoção do evento infantil também busca atender solicitações de pessoas que procuraram o GDF, durante o período de inscrições da 43º Corrida de Reis, para que as crianças pudessem ser inscritas.
 

A corrida será disputada em uma arena que será montada no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. No espaço, as crianças serão convidadas a fazer alongamento e brincadeiras para aquecer. Os inscritos serão chamados por faixa etária para competir, enquanto os outros competidores esperam a chamada fora da arena.
 

“Teremos cerca de 50 profissionais da Secretaria de Esporte dentro da arena para recepcionar as crianças e organizá-las”, explica o coordenador do evento, Francisco Xavier. Segundo ele, haverá também apoio de uma ambulância com médico, da Polícia Militar e de outros órgãos do governo.
 

Provas – A corrida será realizada no dia 20 de janeiro, a partir das 9h. As crianças serão divididas em grupos por sexo e faixas etárias: de 6 a 9 anos, 10 e 11, e 12 e 13. O percurso será de 300 metros para todas as idades. A cada 5 minutos, haverá largada de um grupo com cerca de 30 participantes de cada faixa etária. Os vencedores das provas ganharão uma bicicleta.
 

Os competidores terão água à disposição antes, durante e após a prova. Depois de correrem, as crianças ganharão uma barra de cereais, suco e medalha de participação. Além disso, no dia da corrida, todos os inscritos receberão uma camiseta.
 

No evento, as crianças devem estar acompanhadas do pai ou responsável, que deve levar a Certidão de Nascimento do inscrito e o Termo de Compromisso retirado do site da Secretaria de Esporte.
 

Inscrições – Os interessados em participar da competição podem se cadastrar gratuitamente pelo link Corrida de Reis Mirim, disponível site da Secretaria de Estado de Esporte (http://www.esporte.df.gov.br). No endereço, os pais ou responsáveis devem retirar o Termo de Compromisso e levá-lo no dia da prova.
 

Preparação – Os cuidados com as crianças que participarão da corrida começam antes de sair de casa. O pediatra do Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB), Eduardo Hecht, explica, passo a passo, o que deve ser feito no dia da disputa para que os participantes evitem problemas como desidratação e exposição solar excessiva:

– No café da manhã, o ideal é comer frutas que contenham maior quantidade de líquido, carboidratos e proteínas. A sugestão é um pão com queijo e fatia de peito de peru, uma maçã e um suco de laranja.

– As crianças devem usar roupas de tecido de algodão, preferencialmente, de cores claras, pois refletem com mais intensidade os raios solares;

– Boné é importante para proteger o rosto do sol;
 

– O filtro protetor solar fator 30 deve ser usado para quem tem pele morena; e fator 45 para quem tem pele clara. O creme tem que ser aplicado, pelo menos, 30 minutos antes da exposição ao sol;
 

– O alongamento, principalmente dos membros inferiores e região dorsal, auxilia na prevenção de lesões musculares e câimbras;
 

– As crianças transpiram e se desidratam mais rápido do que os adultos. Por isso, elas devem beber de um a dois copos de água antes, durante e após a corrida.
 

Serviço:

Corrida de Reis Mirim
Data: 20/1/2013
Hora: 9h
Local: Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson
Inscrições abertas até o preenchimento das vagas.