14/01/2013 às 18:59, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Transporte executivo que liga Sudoeste à Esplanada começa a circular

Micro-ônibus contam com ar condicionado, poltronas acolchoadas reclináveis, internet Wi-Fi e porta-bagagens internos. Carros partem a cada 15 minutos da Rodoviária do Cruzeiro

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Foto: Lula Lopes

A população das regiões do Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal já conta com uma nova linha de ônibus executivos que fará o transporte de passageiros dessas cidades até a Esplanada dos Ministérios. A linha 0.165, operada pela Sociedade de Transporte Coletivo de Brasília (TCB), começou a circular hoje às 7h. O serviço atenderá até as19h e tem capacidade diária para cerca de 1,2 mil passageiros.
 

Os carros contam com ar condicionado, poltronas acolchoadas reclináveis, internet Wi-Fi gratuita e porta-bagagens internos. Os veículos, com capacidade para 26 passageiros sentados, saem a cada 15 minutos. A viagem dura em média uma hora e custa R$ 5.
 

O novo serviço agradou ao analista de sistemas César Cardoso, 39 anos, que trabalha no Setor de Autarquias e resolveu experimentar o executivo. “Era o tipo de transporte que faltava. O valor mais caro é compensado pelo conforto de ter internet e poltronas”. Para César, a utilização do transporte também deve agradar às pessoas que costumam se dirigir para o centro da cidade de carro. “Vale a pena deixar o carro em casa. Os ônibus são mais agradáveis, além de evitar transtornos com o trânsito.”
 

A nova linha atende, principalmente, o público do Setor Sudoeste, que é formado, de acordo com pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), por funcionários públicos que trabalham na região central de Brasília e utilizam seus carros para esse deslocamento.
 

“A TCB realizou, no ano passado, um estudo sobre a viabilidade de colocarmos essa linha em funcionamento. Com base na experiência do transporte executivo do aeroporto e no fato de a região ser formada por uma maioria economicamente ativa de funcionários públicos dos governos local e federal, percebemos que era uma alternativa válida, levando em consideração o poder aquisitivo da região”, explica o diretor-presidente da TCB, Carlos Alberto Koch.
 

O diretor-técnico da TCB, Edivaldo Freitas, conta que, durante o final de semana, foi realizada a divulgação do novo serviço, com a distribuição de material informativo em todas as entrequadras comerciais da região e nas portarias dos prédios. “Esse é um trabalho diferenciado, que busca atender o funcionalismo público com internet, poltronas mais confortáveis e frequência rigorosa dos horários. Temos capacidade para transportar até 1,2 mil pessoas diariamente, tirando, assim, praticamente o mesmo número de carros das ruas”, afirma.
 

Demanda – O diretor-presidente da TCB afirma que a nova linha pode sofrer alteração de acordo com a procura do público. Carlos Koch explica que os poucos passageiros nos primeiros dias é normal. “Quando colocamos à disposição os ônibus no aeroporto, eles saíam vazios. Hoje, temos carros cheios que transportam, em média, 16 mil passageiros por mês, o que diminui até mesmo o número de táxis nas ruas e ajuda o trânsito. Esperamos que o mesmo ocorra com a linha 0.165”, completa.
 

Carlos Koch afirma que há estudos para estender o serviço a outras regiões de Brasília. Umas delas seria a Asa Sul, região de grande movimento da cidade.