21/01/2013 às 21:52, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Procon recebe 67 novos servidores

GDF publicou hoje (21) a nomeação dos profissionais que serão empossados em fevereiro. É a primeira vez que a autarquia recebe pessoal para compor seu quadro efetivo

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Brito

O Governo do Distrito Federal nomeou, nesta segunda-feira (21), 67 servidores para ocupar cargos da carreira de atividades do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF). Esta é a primeira vez que a autarquia, criada há 20 anos, recebe profissionais para integrar seu quadro efetivo de pessoal. A Secretaria de Estado de Administração Pública (Seap) estima que mais 133 candidatos aprovados sejam convocados, gradualmente, no prazo de validade do concurso público, que é de dois anos. Com isso, o órgão terá 200 servidores efetivos até 2014.
 

“O governo está mostrando uma preocupação, nunca revelada antes, com a manutenção dos serviços de qualidade prestados pelo Procon”, destaca o diretor-geral da autarquia, Oswaldo Morais. Segundo ele, a maioria dos funcionários ocupam cargos comissionados, e isso causa problemas devido à grande rotatividade nessas funções. “Quando aqueles já capacitados deixam o cargo, novos cursos devem ser realizados para treinar os substitutos”, completa Oswaldo.
 

Os novos servidores atuarão nos cargos de fiscal e analista de defesa do consumidor nas áreas de administração, arquivologia, biblioteconomia, contabilidade, direito e legislação, economia, recursos humanos, estatística, jornalismo e modernização de gestão pública. Já os técnicos de atividades de defesa do consumidor foram contratados para agente administrativo e técnico de contabilidade.
 

Atualmente, o quadro de Procon é formado por 14 servidores cedidos por outros órgãos e 143 cargos em comissão. Os recém-nomeados passarão, agora, por um curso de qualificação de 160 horas na área de defesa do consumidor, oferecido em parceria com o Ministério da Justiça.
 

Segundo a Seap, a autarquia do DF é uma das primeiras do país a contratar profissionais por meio de concurso público para exercer atividades na carreira própria da defesa do consumidor.

Confira os cargos ocupados pelos profissionais nomeados.

 

CARGO

NOVAS NOMEAÇÕES

Fiscal de Defesa do Consumidor

10

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor – Administração

6

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor – Arquivologia

1

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor – Biblioteconomia

1

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor – Contabilidade

1

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor – Direito e Legislação

12

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor – Economia

1

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor – Recursos Humanos

2

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor – Estatística

1

Analista de Atividades de Defesa do Consumidor – Jornalismo

1

Técnico de Atividades de Defesa do Consumidor – Agente Administrativo

31

TOTAL

67