24/01/2013 às 10:08

GDF reforça segurança no carnaval

Ao todo, serão cerca de 3 mil homens atuando nas ruas e nos locais de maior concentração de foliões

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Segurança Pública


. Foto: Mary Leal

O GDF, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), montou um esquema especial de policiamento para o carnaval. A partir de 9 de fevereiro, início da festa popular, até quarta-feira (12), cerca de 3 mil homens estarão nos pontos mais procurados pelos foliões, como o estacionamento do Estádio Mané Garrincha, o Parque da Cidade e o Gran Folia, na Praça da República, onde se concentram os blocos de rua.
 

A segurança da população nos quatro dias de folia ficará a cargo de 2.224 policiais militares e de 64 agentes da Polícia Civil. Além disso, 524 bombeiros serão responsáveis pelas vistorias técnicas na estrutura do sambódromo e no Gran Folia, além de prestar atendimento pré-hospitalar nos eventos. O efetivo ficará responsável pelo policiamento ostensivo, patrulhamento e atendimento ao público, entre outros serviços.
 

As pistas do DF também serão permanentemente monitoradas por 104 agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), que irão sinalizar e providenciar todos os desvios e bloqueios necessários para evitar acidentes e congestionamentos. Além disso, serão realizadas blitzes e testes de bafômetro para identificar motoristas sob efeito de álcool.
 

“O efetivo será suficiente para garantir que a nossa cidade tenha um carnaval seguro e sem transtornos. É por isso que as forças de segurança vão trabalhar em conjunto durante os quatro dias”, declarou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
 

Atendimento – A Secretaria de Saúde do DF vai montar dois postos de atendimento para a população, em locais estratégicos e de fácil visualização. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF) terá a disposição, nos quatro dias de folia, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel.
 

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) também estarão nas ruas para ampliar ainda mais o atendimento à população. O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e o Metrô-DF confirmaram que os horários dos ônibus e trens será estendido nos quatro dias.
 

O subsecretário de Integração e Operações de Segurança Pública, coronel Wolney Rodrigues, alerta os foliões sobre as principais precauções para evitar problemas durante as festividades. “Sempre andar em grupos, não usar adereços de valor e, principalmente, moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Tudo isso evita os principais problemas causados nessa época”, informou.
 

Vistoria técnica – Antes do início do desfile das escolas de samba, o Corpo de Bombeiros realiza a vistoria de todas as arquibancadas, saídas de emergência e localização dos extintores de incêndio. O espaço é liberado somente após a análise de todos os itens de segurança.
 

A grande preocupação dos bombeiros é com a possibilidade de incêndio. “Precisamos garantir que o local esteja seguro e que, em caso de emergência ou sinal de incêndio, as pessoas consigam sair com segurança”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Mauro Sérgio.
 

Identificação infantil – A recomendação é que os pais ou responsáveis providenciem a confecção da carteirinha infantil antes de levar as crianças para as festividades carnavalescas. O documento e também as pulseiras de identificação podem ser adquiridos gratuitamente no período de 4 a 13 de fevereiro, nos postos da PM espalhados pela cidade. Para confeccionar a carteirinha de identificação, o pai ou responsável deve levar uma foto 3×4 e a certidão de nascimento da criança.
 

O documento também pode ser feito pela internet.
 

Efetivo

Polícia Militar: 332 policiais por dia no desfile das escolas de samba. No Gran Folia, serão 224 diariamente.
Polícia Civil: Serão 64 agentes no total, sendo 16 por dia – na 5ª DP, responsável pelo policiamento da área central de Brasília, e na delegacia móvel.
Corpo de Bombeiros: Cerca de 90 por dia no sambódromo e 46, diariamente, no Gran Folia.
Detran: Média de 10 agentes por dia nos desfiles, mais 16, diariamente, no Gran Folia.