30/01/2013 às 12:55

GDF seleciona entidades para receber equipamentos agrícolas

 Medida beneficia produtores rurais familiares reunidos em associações e cooperativas

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Agricultura


. Foto: Ronaldo Siva

Agricultores familiares do Distrito Federal têm uma nova oportunidade de receberem patrulhas agrícolas – conjunto de equipamentos que ajuda a impulsionar a economia rural. Ao todo, nove entidades selecionadas entregaram propostas com plano de trabalho e documentação exigida pelo Edital de Chamamento Público nº 5, que estabelece os critérios para a cessão dos equipamentos.
 

Até 8 de fevereiro, será feito o julgamento público das propostas, que poderá ser acompanhado pelos interessados. Ao todo, serão cedidos 16 tratores e 65 implementos agrícolas – maquinários constantes no edital de 2012 e no atual – para produtores rurais familiares do Distrito Federal.
 

Para o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, Abdon Araújo, o processo de escolha das entidades beneficiadas com as patrulhas agrícolas representa a transparência do GDF em realizar seleção democrática. “Uma das prioridades desta gestão é gerar renda e qualidade de vida no campo. Outra é praticar as políticas de governo de forma transparente. O chamamento público das patrulhas agrícolas é um exemplo prático da forma democrática com que o nosso governo trabalha”, completou.
 

Os equipamentos foram obtidos por meio de contrato de repasse de recursos firmado entre a Secretaria de Agricultura do DF, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Caixa Econômica Federal.
 

Patrulhas agrícolas – Serão cedidos sete conjuntos de maquinários agrícolas neste novo edital. Cada um deles contém trator de 75 cv, grade aradora de 14 discos de 26 polegadas, carreta com capacidade para 4 toneladas, enxada rotativa com kit encanteirado e distribuidor de calcário e adubo orgânico com capacidade para 2,5 toneladas.