Lei sancionada pelo governador Agnelo Queiroz cria o desmembramento do Setor Residencial Interno (SRI)

" /> Lei sancionada pelo governador Agnelo Queiroz cria o desmembramento do Setor Residencial Interno (SRI)

">

30/01/2013 às 15:05

Imóveis funcionais do HFA serão vendidos aos atuais moradores

Lei sancionada pelo governador Agnelo Queiroz cria o desmembramento do Setor Residencial Interno (SRI)

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano


. Foto: Brito

Famílias que moram há mais de 40 anos no Setor Residencial Interno (SRI), no Sudoeste, localizado ao lado do Hospital das Forças Armadas (HFA), já podem concretizar o sonho da casa própria. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, sancionou lei que cria o desmembramento da área. Isso permitirá que parte do terreno seja destinada a moradias particulares e não apenas ao uso militar. Com a medida, quem já vive no imóvel poderá comprá-lo. O terreno pertence à União, portanto caberá a ela decidir se a venda será direta ou por licitação.

De acordo com a Associação de Moradores, 70% das pessoas que vivem no local, 404 famílias, estão lá desde o início da construção do HFA. O setor reúne 13 blocos com 392 apartamentos, além de oito casas. As unidades habitacionais foram construídas, originalmente, para servir de moradia aos médicos e enfermeiros do hospital, mas, ao longo do tempo, passaram a ser ocupadas por servidores civis. O terreno mede mais de 356 mil m².

Histórico – Desde o início da década de 1990, quando o governo federal começou a vender os imóveis funcionais aos servidores públicos, os moradores do SRI tentam, sem sucesso, comprar as casas e os apartamentos em que vivem. Isso porque, até a sanção da lei, a área era destinada apenas ao uso militar. O processo se arrastava há anos, o que impedia até mesmo a realização de reformas. Com isso, prédios e casas estão em péssimo estado de conservação. Localizado em área nobre, o setor possui comércio consolidado.