30/01/2013 às 17:22

Galeria dos Estados será revitalizada até a Copa do Mundo de 2014

Projeto arquitetônico, em fase de elaboração, prevê restauração e recapeamento do viaduto, além da reforma de calçadas e pisos, pintura e construção de uma praça

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Brito

Os usuários e comerciantes da Galeria dos Estados terão, até 2014, o espaço revitalizado. De acordo com Administração Regional de Brasília, o projeto arquitetônico está em fase de elaboração, e a expectativa é que as obras sejam iniciadas em março deste ano. A primeira etapa prevê o recapeamento e a restauração do viaduto. Depois, haverá troca de pisos e calçadas, manutenção da parte elétrica e hidráulica, pintura, além da construção de uma praça. A iniciativa do GDF é uma parceria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
 

“A revitalização da Galeria dos Estados é uma aspiração antiga dos usuários do espaço, tanto lojistas quanto frequentadores, além de uma determinação do governador Agnelo Queiroz, que será cumprida até a Copa do Mundo de 2014”, destaca o administrador Regional de Brasília, Messias de Souza.
 

Segundo ele, além da reforma, a medida também prevê a abertura de licitação para ocupar 11 lojas que estão vazias, o que deve ocorrer em fevereiro, após o carnaval. Atualmente, dos 80 boxes apenas 69 são utilizados. Os interessados devem aguardar a divulgação da data e das normas do processo de concorrência, que será organizado pela Administração Regional de Brasília. O investimento e demais detalhes das obras serão divulgados após a conclusão do projeto arquitetônico.
 

Espaço – A Galeria dos Estados é uma estação subterrânea que abriga um tradicional centro de comércio. As passarelas unem, sob o Eixo Rodoviário Sul (Eixão Sul), o Setor Comercial Sul (SCS) ao Setor Bancário Sul (SBS).