04/02/2013 às 11:21

Mutirão no Hospital de Samambaia já realizou 340 cirurgias

Pacientes de todo o DF podem se submeter à laqueadura tubária e às cirurgias de vesícula e hérnia até junho deste ano

Por Da Redação


. Foto: Mary Leal

O mutirão de cirurgias no Hospital Regional de Samambaia (HRSam) alcançou a marca de 340 operações. Desde setembro, a unidade já realizou 137 laqueaduras tubárias, 133 cirurgias de vesícula e 70 de hérnia inguinal – destas, 43 unilaterais, 23 umbilicais e quatro bilaterais. O esforço faz parte do programa Saúde para Todos, lançado pelo GDF em setembro de 2012 para zerar a fila de espera por cirurgias no Distrito Federal.
 

Para ter acesso ao serviço no hospital de Samambaia, o paciente deve agendar a consulta no ambulatório da unidade e fazer exames pré-operatórios, laboratoriais e radiológicos e passar por avaliação cardíaca, entre outros. A cirurgia será marcada de acordo com a ordem de entrega da documentação e dos exames, já que os procedimentos são eletivos (sem urgência). A espera pela operação é de, no máximo, 60 dias.
 

Os mutirões ocorrem de segunda a quinta-feira, após as 19h, e aos finais de semana, pela manhã. As cirurgias são feitas por uma equipe composta por cinco cirurgiões, quatro anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. São atendidas cerca de quatro pessoas por período. Além de moradores de Samambaia, o HRSam já recebeu pacientes de Santa Maria, Guará, Recanto das Emas e Ceilândia. 
 

A meta do GDF é realizar 16.632 cirurgias até junho de 2013, além de consultas de especialidades e exames complementares. Em Samambaia, a estimativa é que sejam feitas aproximadamente 720 cirurgias de vesícula e de hérnia. No caso da laqueadura tubária, espera-se atender de 40 a 60 pacientes por mês durante todo o mutirão.
 

Serviço:

Mutirão de cirurgias no HRSam
De segunda a sexta-feira, a partir de 19h.
Aos finais de semana, pela manhã.