08/02/2013 às 14:02

Jorge Aragão e Raça Negra na campanha contra DST

Apresentações ocorrem na Aruc, nesta sexta (8) e sábado (8), com distribuição de preservativos, teste de Aids e orientações

Por Da Redação


. Foto: Mary Leal

A Secretaria de Estado de Saúde promove, nesta sexta (8) e sábado (9), dois grandes shows gratuitos com a participação de Jorge Aragão e do grupo Raça Negra. As apresentações serão realizadas na Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) e fazem parte do calendário de atividades da campanha Ressaca tem cura, Aids não – Sexo só com camisinha. A iniciativa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis. A expectativa é que 30 mil pessoas participem nos dois dias da programação.
 

Durante os shows, o posto do Programa Fique Sabendo, do Ministério da Saúde, realizará testes de HIV/Aids. Além disso, haverá distribuição de preservativos e de material com informações sobre medidas de prevenção. No local, também serão apresentados vídeos educativos em telões de alta resolução, e profissionais especializados vão tirar dúvidas sobre o assunto.
 

“A prevenção contra a Aids e as doenças sexualmente transmissíveis deve ser feita constantemente com o uso do preservativo. Nós reforçamos essa ideia durante o carnaval porque, nesse período, algumas pessoas acabam deixando esse cuidado de lado”, destaca a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Coelho Cunha.
 

Ela também alerta que, quando as doenças são detectadas no início, as chances de cura são maiores, e o tratamento, mais fácil. “Quanto maior for a antecedência do tratamento, mais rápido o órgão afetado se recupera. No caso de doenças que não têm cura, como a Aids, a garantia da qualidade de vida do paciente aumenta”, explica, ao informar que Brasília ocupa a 25º posição na lista de capitais brasileiras mais afetadas pelo vírus da Aids. Para cada 100 mil habitantes, 18 pessoas estão infectadas.
 

O evento é promovido com apoio da Administração Regional do Cruzeiro, Organização Caminhando para o Futuro (OCF), Secretaria de Estado de Cultura, Ministério da Saúde, além da parceria da Aruc.
 

Atendimento – A Secretaria de Saúde distribui, mensalmente, 1,2 milhão de preservativos que podem ser retirados nos centros e postos de saúde. Neste mês, em função do carnaval, esse número aumentará para 1,8 milhão. Os testes de Aids e de DSTs também podem ser realizados nos centros de saúde ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. Confira os locais, horários de atendimento e outras orientações na página Fique Sabendo DF.
 

Serviço

Sexta-feira 8/2

Jorge Aragão

Sábado 9/2

Raça Negra

Hora: 22h

Local: Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc) – Área Especial nº 8, Cruzeiro Velho.
Informações: (61) 3344-5404