Banco do Brasil é autorizado a construir Datacenter, que deverá começar as atividades em maio de 2012

" /> Banco do Brasil é autorizado a construir Datacenter, que deverá começar as atividades em maio de 2012

">

30/12/2011 às 03:00

Cidade Digital

Banco do Brasil é autorizado a construir Datacenter, que deverá começar as atividades em maio de 2012

Por

Secretaria de Comunicação

Um passo importante para a instalação do Parque Tecnológico Cidade Digital foi dado nesta última semana de dezembro, com a concessão do primeiro alvará de construção da área conhecida como Cidade Digital. O Banco do Brasil recebeu no dia 28 o documento concedido pela Administração Regional de Brasília e irá montar um Datacenter na Cidade Digital. A previsão é que as atividades no novo espaço tenham início em maio.

A decisão levou em conta o fato de o banco estar sediado em Brasília e ter apresentado um projeto limpo, ou seja, que não gera graves impactos ambientais no terreno onde será instalado. Segundo o banco, as obras do Datacenter, que deverá ter 24 mil m² de área construída, terão início imediato.

“Vamos buscar parcerias no mundo inteiro para investir em Brasília. Já começamos bem, com a presença de grandes instituições, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal”, afirmou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. “Vamos atrair investimentos para o DF com a credibilidade do governo. Traremos a Indústria limpa, que não polui, e formaremos um novo espaço de mercado de trabalho”, completou.

Além dos bancos, várias outras empresas já demonstraram interesse em construir no Parque Tecnológico. Juntos, os complexos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal receberão investimentos de cerca de R$ 1 bilhão em obras da construção civil e R$ 6 bilhões em equipamentos, hardwares e softwares.

Projeto – Idealizado há 11 anos, o projeto de criação do Parque Tecnológico Cidade Digital está a todo vapor e as obras já estão em andamento. A expectativa é que a iniciativa gere 80 mil vagas de empregos, sendo 20 mil até 2014, e transforme Brasília em referência mundial. Na área de 123 hectares funcionarão, além empresas locais e internacionais de tecnologia, serviços do governo.

“O Parque Tecnológico é um projeto que existe há muito tempo e desde que assumi a secretaria, em outubro, recebi a missão do governador de tirar o projeto definitivamente do papel. Desde então, mantive reunião com diversas empresas, como a Terracap, a Novacap e a CEB, com o objetivo de oferecer toda a estrutura prevista nos contratos que o GDF assinou com os bancos”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Cristiano Araújo.

O administrador Regional de Brasília, José Messias de Souza, também comemora a concessão do alvará que dará início às obras. “Acredito que esta decisão representa a determinação do governador Agnelo e do governo em implantar o Parque Digital. Essa obra do Banco do Brasil servirá de âncora para atrair novas empresas e investidores”, avaliou.