20/02/2013 às 12:38

Reforma resgata projeto original de igreja em Planaltina

A previsão é que as obras no templo de São Sebastião, construído na década de 1870, terminem até o início de maio

Por Da Redação


. Foto: Mary Leal

Construída no século XIX, a Igreja de São Sebastião está passando por reformas para recuperação das características do projeto inicial. As obras começaram em janeiro e estão previstas para terminar no início de maio. No total, o investimento do GDF, por meio da Secretaria de Cultura, é de cerca de R$ 500 mil na restauração.

Com o passar dos anos, a estrutura ficou comprometida. As paredes racharam e surgiram infiltrações e ameaças de desmoronamento. O valor destinado ao restauro permitirá a troca completa dos sistemas hidráulico e elétrico, além da substituição da antiga estrutura de madeira, presente nos telhados e na edificação da obra.

Nos anos 1980, o templo foi reformado; o projeto arquitetônico, porém, não levou em conta seus traços originais, como os afrescos nas paredes internas da construção. Registros históricos da igreja revelam que as pinturas feitas na parte interna da capela não são da época da concepção inicial do projeto. As imagens, consideradas uma violação à obra original, serão retiradas.

História – Durante o século XIX, uma doença assolou a maioria dos 200 moradores de Mestre D’armas, povoado que deu origem à Planaltina. Como promessa, uma das famílias que ali habitava pediu ao santo protetor São Sebastião que, se sobrevivesse à doença, doaria um pedaço de terra para a construção de igreja em homenagem ao santo. A promessa foi cumprida, e escravos ergueram a capela.