Animal conquistou 48% dos votos, deixando para trás o tamanduá-mirim e a ema. O próximo passo será a escolha do nome para a mascote

" /> Animal conquistou 48% dos votos, deixando para trás o tamanduá-mirim e a ema. O próximo passo será a escolha do nome para a mascote

">

20/02/2013 às 19:57

Quati é eleito representante oficial da Gymnasiade 2013

Animal conquistou 48% dos votos, deixando para trás o tamanduá-mirim e a ema. O próximo passo será a escolha do nome para a mascote

Por Ailane Silva, da Agência Brasília

O quati foi o escolhido para ser a mascote das Olimpíadas Escolares Mundiais – Gymnasiade 2013, o maior evento esportivo internacional de estudantes, sediado, neste ano, em Brasília. O animal venceu outras duas espécies do cerrado, o tamanduá-mirim e a ema, com 48,14% dos votos, o que representa 3,7 mil eleitores. Ele foi incluído na seleção para a escolha do representante do campeonato, pois é muito sociável e fácil de ser avistado.

Os outros dois finalistas, o tamanduá-mirim e a ema, ficaram com 33,46% (2.593) e 18,40% (1.422) dos votos, respectivamente. “Qualquer uma das mascotes finalistas representa muito bem o país e Brasília, que sediará os jogos. Esses animais são bastante característicos da região e, por isso, fáceis de serem encontrados”, destaca a coordenadora do Comitê do Governo do Distrito Federal para a Gymnasiade 2013, Elizabeth Ribeiro.

A votação começou em 10 de dezembro de 2012, durante o lançamento da logomarca do evento, no Centro Interescolar de Línguas, na 908 Sul. O pleito, concluído em 14 de janeiro, teve como principais eleitores alunos da rede pública de ensino e dos centros olímpicos. De acordo com a coordenadora, foram contabilizados durante o período 7.750 votos.

“O resultado foi muito bom. Um dos pontos positivos é que o quati é bem característico de Brasília. Então, as pessoas vão guardá-lo na lembrança após o término do evento”, avalia o morador do Paranoá Waschington Lopes, 23 anos.

Os três candidatos a mascote dos jogos, disputados pela primeira vez no continente americano, foram escolhidos de um grupo de 20 animais do cerrado. A ema, maior ave brasileira, figurou na lista por ser encontrada em toda a América do Sul, em especial no cerrado do Centro-Oeste. O tamanduá-mirim, também presente em todo o país, foi incluído na seleção por sofrer ameaças devido à ação predatória dos homens e à redução das florestas. Já o quati fez parte da relação por ser muito sociável e fácil de ser encontrado.

Próximo passo – O Comitê Gestor do GDF para a Gymnasiade 2013 definirá três possíveis nomes para a mascote quati. A divulgação e votação das sugestões estão previstas para ocorrer em março nas escolas públicas e privadas, além de outros locais. Antes disso, um boneco de 1,8 metros será confeccionado para que a população possa conhecer a cara do novo personagem.

Gymnasiade 2013 – O evento internacional escolar vai trazer a Brasília, de 27 de novembro a 4 de dezembro de 2013, mais de 2 mil atletas de 45 países. Serão disputadas oito modalidades: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, caratê e xadrez.

Na corrida para sediar o evento em 2013, a capital federal venceu, por 10 votos a 7, a disputa com Palma de Maiorca, na Espanha. Como as cidades escolhidas têm prerrogativa de incluir três modalidades no programa da competição, Brasília acrescentou judô, xadrez e caratê. A última edição das Olimpíadas Escolares Mundiais foi disputada em Doha, no Qatar, em 2009.

As instalações previstas para sediar os jogos são: Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Ginásio Nilson Nelson, Complexo Aquático Cláudio Coutinho, Centro Interescolar de Educação Física, Ginásio do Cruzeiro, Centro de Convenções Ulysses Guimarães e Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.