22/02/2013 às 17:10

GDF lança edital para instalação de Centro de Gestão Integrada

Projeto começa com a montagem do centro de operações para segurança de grandes eventos, que servirá, sobretudo, para a Copa do Mundo de 2014

Por Tiago Pegon, com informações da Secretaria de Governo

Brasília, uma das cidades-sede da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, vai estruturar um Centro de Gestão Integrada (CGI). O Governo do Distrito Federal lança, nesta sexta-feira (22), edital para a construção e administração, via Parceria Público-Privada (PPP), de instalação de alta tecnologia que concentrará as informações necessárias para garantir respostas rápidas na área de segurança e gerenciamento dos serviços públicos.

A instalação do CGI começará com a montagem do centro de operações para segurança de grandes eventos, que servirá, sobretudo, para a Copa do Mundo de 2014. Consequentemente, o desenvolvimento do espaço ampliará a gestão de segurança e o atendimento ao cidadão.

“Com o CGI, teremos ferramentas para a gestão eficiente dos serviços públicos. As informações necessárias para a rápida e correta tomada de decisão pelos gestores estarão reunidas em bancos de dados compartilhados e estarão disponíveis por meio de sistemas integrados”, afirma o secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon.

De acordo com ele, a instalação do centro permitirá ao cidadão acompanhar a solução das suas demandas, como, por exemplo, solicitação de melhorias em vias públicas, quedas de energia, informações sobre horários de ônibus, situação do tráfego, registro de ocorrências policiais, entre outros serviços.

Investimento – De acordo com o secretário de Governo, a escolha da PPP como modelo de investimento busca manter o CGI atualizado e em operação por 15 anos, prazo previsto em contrato. A estimativa é que o investimento privado seja de R$ 262 milhões, que o DF quitará enquanto durar a parceria, sem pesar no orçamento de 2013.

CGI – As instalações para gestão integrada de operações e resposta a incidentes e acidentes conta com equipes de alto desempenho, modelo lógico de operação, ferramentas de inteligência e sistemas tecnológicos de última geração capazes de prover imagem fiel e em tempo real do panorama global, de eventos associados, projetos e planos de governo e recursos envolvidos.

Centros de Gestão Integrada e Centros de Comando e Controle são mais do que salas com paredes cheias de monitores, computadores, rádios e estações de trabalho. A maneira como são projetados define toda a funcionalidade e organização das informações que transitam por esse sistema e sistematiza as tomadas de decisões.

O bom funcionamento do CGI do GDF permitirá o desenvolvimento de equipe de alto desempenho e conseguirá monitorar, interpretar e agir corretamente nas ações previstas. Nesse modelo proposto, em todas as operações conjuntas, cada uma das áreas e entidades atuará dentro de suas atribuições, competências e normas de procedimentos, que se complementam para bom resultado da missão.