23/02/2013 às 12:16

Governo cria Colegiado de Corregedorias

Objetivo é integrar e fortalecer os trabalhos realizados pelos corregedores das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito

Por Da Redação

O GDF criou, dentro da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), o Colegiado de Corregedorias para os órgãos públicos que compõem a pasta. O objetivo da medida é integrar os trabalhos convencionais realizados pelos corregedores das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran). O colegiado foi oficializado no Diário Oficial do DF, nesta sexta-feira (22).

As corregedorias que integram o sistema da SSP-DF são responsáveis, entre outras funções, por fiscalizar as atividades dos órgãos públicos; apurar desvios de conduta dos servidores e realizar prestação de contas e investigações que envolvem funcionários públicos. Com o colegiado, os quatro órgãos de segurança pública podem planejar, organizar, coordenar, gerenciar e avaliar as ações operacionais feitas em conjunto pelas corregedorias.

Segundo o corregedor-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Paulo Roberto Batista de Oliveira, a nova medida fortalecerá as funções realizadas pelos quatro órgãos. “As corregedorias sempre estão em contato, em comum apoio. Mas não tínhamos nada formal, apesar de fazermos operações conjuntas. O colegiado vem com essa finalidade de formalizar o trabalho, mas ao mesmo tempo mantendo a independência de cada órgão”, afirmou Oliveira.

A expectativa é que até o final deste mês o local onde funcionará o colegiado seja definido pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública do DF.