09/01/2014 às 21:42

Quase 90 mil pessoas foram atendidas nas quatro UPAs do DF em 2013

Unidades receberam 1.607 pacientes por dia

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Renato Araújo/SES-DF

BRASÍLIA (9/1/14) – As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF fecharam 2013 com 89.942 atendimentos. Por dia, cerca de 1.607 pacientes receberam assistência médica nas unidades do Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia e São Sebastião.
 

Para este ano, a Secretaria de Saúde tem a meta de iniciar a construção de mais sete unidades em Santa Maria, Taguatinga, Brazlândia, Itapuã, Planaltina, Plano Piloto e Estrutural. As próximas a serem entregues serão as de Ceilândia (Ceilambódromo), Sobradinho II, Gama e Ceilândia Norte.
 

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003. O DF tem quatro em pleno funcionamento com as especialidades de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
 

“Os médicos das UPAs analisam o diagnóstico e determinam a necessidade de encaminhamento para os hospitais ou a necessidade de manter o paciente em observação por 24 horas. A maioria dos casos é resolvida nas próprias unidades”, afirmou Cristhiane de Aguiar, coordenadora geral das UPAs do DF.
 

Segundo o balanço do ano de 2013, os 1.607 atendimentos diários nas unidades significam o desafogamento nas emergências dos hospitais do DF. As quatro UPAs juntas atenderam mais de 80 mil pacientes com pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.
 

(L.C/T.V*)