Número foi alcançado com a convocação de 711 docentes, além de 120 concursados para a carreira de Assistência à Educação" /> Número foi alcançado com a convocação de 711 docentes, além de 120 concursados para a carreira de Assistência à Educação">

16/01/2014 às 23:05

GDF ultrapassa a marca de 4 mil professores nomeados

Número foi alcançado com a convocação de 711 docentes, além de 120 concursados para a carreira de Assistência à Educação

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto:Dênio Simões/GDF

BRASÍLIA (16/1/14) – As escolas públicas do Distrito Federal receberão o reforço de 120 profissionais para a carreira de Assistência à Educação e 711 professores, categoria que ultrapassa 4 mil nomeações desde 2011. A medida visa ao aperfeiçoamento da qualidade de ensino, e foi oficializada hoje, pelo governador Agnelo Queiroz, com a assinatura dos dois atos. 

“Com esse chamamento, este governo se tornou o que mais nomeou professores concursados para rede pública de ensino na história do DF, em um período de quatro anos”, destacou o diretor do Sinpro, Washington Dourado.

“Nossa preocupação é reiniciar as aulas com as escolas em plenas condições de funcionamento para atender os estudantes dentro da normalidade, sem falta de professores. Queremos melhorar cada vez mais a educação das crianças e jovens do DF”, destacou Agnelo Queiroz. O governador também informou que 300 escolas passam por reforma atualmente.

Os professores nomeados estão divididos entre 16 disciplinas: artes, biologia, atividades, português, matemática, informática, francês, inglês, telecomunicações, música/canto erudito, física, química, filosofia, sociologia, espanhol e contabilidade. Segundo o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, os servidores devem começar a trabalhar até 4 de fevereiro, quando as aulas têm início.

“Os docentes serão distribuídos em todas as regiões administrativas, mas vamos dar prioridade para áreas mais carentes, como Brazlândia, Ceilândia e Gama”, complementou o secretário-adjunto de Educação, Jacy Braga.

Já os profissionais nomeados para a carreira de Assistência à Educação reforçarão as áreas de fonoaudiologia, arquivo, nutrição, psicologia e serviço social.

“Esses profissionais exercem funções estratégicas e importantes para o desenvolvimento integral dos alunos, que precisam de assistência psicológica, alimentação saudável, entre outros apoios”, avaliou o presidente do Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar (SAE), Denivaldo Alves.

BALANÇO – O GDF nomeou, desde 2011, aproximadamente 25 mil servidores. Desse total, 4.007 são professores, incluindo os contratados hoje. Além disso, o GDF renovou, em janeiro deste ano, o contrato dos 6,5 mil docentes temporários que atuaram na rede em 2013, para que não faltem professores em 2014.

“Nós também temos mais de 13 mil professores disponíveis no banco de temporários”, complementou Wilmar Lacerda.


(A.S/I.M*)