24/01/2014 às 15:19, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Gama ganha associação de carroceiros

Estatuto aprovado formaliza associação e traz mais dignidade para profissionais

Por Da Administração Regional do Gama


. Foto: Divulgação

 GAMA (24/1/14) – Carroceiros do Gama contam, a partir de agora, com a Associação dos Condutores de Veículo de Tração Animal (ASCONTRA/Gama), que tem a responsabilidade de realizar a eleição da diretoria, buscar melhorias nas condições de trabalho e no bem-estar da principal ferramenta de trabalho da classe, os cavalos.

 

Para William Fonseca, filho e neto de carroceiros, a entidade servirá para firmar um desejo antigo, o de formalizar a profissão. “Para todos nós esta é a forma de ganharmos o sustento das nossas famílias. A associação vai trazer mais dignidade para quem trabalha montado na carroça e mais força para lutarmos pelos nossos direitos”, comentou.

 

O nascimento da entidade é uma ação da Administração Regional, que formulou o estatuto que, com a aprovação dos 27 condutores presentes, será registrado em cartório. “A Administração dará todo o suporte necessário para que a Associação passe a representar, de fato, os profissionais que atuam no Gama”, disse o chefe de gabinete Beltides Rocha.

 

EMPLACADAS – Desde setembro de 2012, os 63 carroceiros cadastrados pela administração recebem licença para atuar e carteira de habilitação. Eles também tiveram as carroças emplacadas pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN).

 

O cadastro e o emplacamento, além de cursos de formação para os trabalhadores, atendem as exigências do Decreto nº 27.122/2006, que regulamenta o uso do Veículo de Tração Animal (VTA).

 

Desde a primeira etapa do programa, iniciado em 2011, mais de 600 condutores foram cadastrados em todo o Distrito Federal.

 

(M.D*)