Expectativa é de 950 mil moradores em 30 anos " /> Expectativa é de 950 mil moradores em 30 anos ">

24/01/2014 às 22:38

Saem em março regras para ocupação de nova região do DF

Expectativa é de 950 mil moradores em 30 anos 

Por Da Redação

BRASÍLIA (24/1/14) – As regras de ocupação da área de 17 mil hectares às margens da DF-140, entre São Sebastião e Santa Maria, serão anunciadas pelo GDF em março. A expectativa do governo é que a região ajude a desafogar o centro de Brasília, se torne um polo de desenvolvimento econômico e abrigue, em 30 anos, 950 mil moradores.

“Temos a possibilidade de um polo financeiro, que poderá ser agregado à tecnologia, saúde e outras áreas. Com isso, vamos criar um contrafluxo, porque as pessoas vão ser redistribuídas para essa nova região, o que vai melhorar o trânsito sentido Plano Piloto”, explicou o subsecretário de Planejamento Urbano da Secretaria de Habitação (Sedhab), Rômulo Andrade.

A criação das normas, que serão especificadas em um documento denominado “Diretrizes Urbanísticas da Região Sul/Sudoeste”, tem como finalidade evitar possíveis ocupações irregulares e degradantes ao meio ambiente. A iniciativa privada detém 80% da área, e a Terracap, 20%.


Estudos da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostram que os municípios da área metropolitana mais próximas a essa nova região, como a Cidade Ocidental, estão com as maiores faixas de renda per capita média, que é de R$2,4 mi.

“O governo local está trabalhando, de forma antecipada, para que a área – prevista como zona urbana desde a elaboração do primeiro Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), em 1992 – seja ocupada de forma organizada e sem agredir as áreas ambientais sensíveis, ao contrário do que ocorreu em outras cidades do DF”, disse o subsecretário.

(A.S./I.M*)