01/02/2014 às 19:12, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Capacitação de carroceiros da Estrutural começa segunda

Cavalos poderão ser levados para avaliação veterinária, vacinação e inserção de chips identificadores

Por Da Redação, com informações da Coordenadoria das Cidades


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (1/2/14) – Os carroceiros da Estrutural poderão participar de capacitação e levar seus cavalos para vacinação e colocação de chips identificadores durante a Semana do Veículo de Tração Animal, que começa nesta segunda-feira (3) e segue até sexta (7).

 

Os cursos ofertados incluem os conteúdos: relações humanas, legislação de trânsito, casqueamento e ferrageamento, direção defensiva, legislação ambiental, prevenção de doenças e alimentação. Na ação, também haverá emissão de autorizações para conduzir carroças e realização de exames veterinários.

 

O objetivo é conscientizar os condutores de tração animal para que reduzam a quantidade de situações inadequadas, verificadas pela Coordenadoria das Cidades, da Casa Civil, em blitzes realizadas pelo órgão e parceiros.

 

As aulas serão ministradas por equipes do Detran-DF, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

NÚMEROS – No Distrito Federal existem 2.221 carroceiros. Em 2013, o GDF iniciou um processo de cadastramento, em que foram inscritos 1.860 profissionais e 609 receberam documento de habilitação. Além disso, 1.042 passaram por cursos de capacitação.

 

Das carroças, 983 foram emplacadas e/ou licenciadas e durante as 42 blitzes educativas houve apreensão de 49 equinos, 14 carroças e 39 carroções.

 

(A.S/J.S*)