Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
30/11/2019 às 21:10, atualizado em 02/12/2019 às 13:08
Espetáculo inédito na área em frente ao Palácio do Planalto e ao STF teve obra de Tchaikovsky, coral da UnB e, certamente, o Papai Noel. Programação vai até o dia 22
Olhos atentos, celulares na mão com câmeras ligadas e muitos flashes: dezenas de famílias brasilienses foram neste sábado (30) à Praça dos Três Poderes para curtir o Natal na praça. A iniciativa do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo, foi prestigiada: idosos, adultos e, principalmente, crianças.
A chuva fina que caiu um pouco antes da apresentação foi ignorada pela garotada – que cantou emocionada com as apresentações. Foi um momento especial, que levou vida para os geralmente sisudos monumentos de Brasília: pela primeira vez na história da capital federal, o Papai Noel celebrou o Natal na Praça dos Três Poderes. “Que a alegria de estar aqui não seja só minha, mas de todos nós. Ho, ho, ho”, celebrou o velhinho.
Depois, o palco foi tomado por 140 vozes do coral Serenata de Natal, da UnB, regida por Natália de Carvalho – que escolheu para entreter os presentes músicas brasileiras ou mesmo adaptadas, como Noite Feliz. “Só o amor muda o que já se fez / E a força da paz junta todos outra vez / Já é hora de acender a chama da vida / E fazer a Terra inteira feliz”. E todos soltaram a voz.
E com todo o encanto natalino, a turma do grupo Bailarinos de Brasília levou o espetáculo ao ápice com trechos do clássico balé O Quebra-nozes, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky.
Para o bailarino Daniel Amaral, encenar esse clássico natalino é um importante sentimento de amor. “É o que temos pela dança. Esperamos que o público consiga sentir que amamos o que fazemos”, comentou. “Principalmente pela época de Natal, onde todos ficam mais sensíveis.”
Para a musicoterapeuta Hozani de Siqueira, a iniciativa foi louvável. “Achei uma apresentação belíssima. Estávamos precisando de ações assim, relativas à cultura, principalmente nesse período”, avaliou.
A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, destacou as realizações na área cultural e turística. “Foi em abril que reinauguramos esse espaço – que permitiu iniciamos uma programação mensal com música e apresentações de balé”, lembrou. “Oferecemos ao turista e à população local uma experiência única e damos vida aos nossos monumentos. Brasília merece esse cuidado”.
Programação
Até o dia 22, outros corais interpretarão repertórios contendo canções natalinas e sacras na Praça dos Três Poderes. As apresentações seguem sempre aos sábados e domingos, das 18h às 19h30. Neste domingo (1º) foi a vez do Coro Madrigal da UnB (20 vozes).
Na próxima semana, o Coral Adventista de Brasília subirá ao palco no sábado (7), e no domingo (8), o Coral do Senado. Na sequência, será a vez do conjunto Mais que palavras, da Presbiteriana Nacional; e, no dia 15, do coral infantil Totus Tuus, da Igreja Dom Bosco.
No dia 14, há também a passagem da Caravana de Natal, da Coca-Cola, com a presença do Papai Noel, ursos polares e músicas natalinas.
Para encerrar os festejos, entrarão em cena o coral Coro Encena (dia 21, sábado) e os corais Mokiti Okada de Brasília – Infanto Juvenil, Adulto e Vozes de Ouro, da Igreja Messiânica de Brasília (22, domingo).
Serviço
Natal na Praça
Onde: Praça dos Três Poderes
Quando: De 30 de novembro a 22 de dezembro. Sempre aos sábados e domingos, das 18h às 19h30
30/11 – Serenata de Natal da UnB (140 vozes)
01/12 – Coro Madrigal da UnB (20 vozes)
07/12 – Coral Adventista de Brasília (40 vozes)
08/12 – Coral do Senado (35 vozes)
14/12 – Conjunto Mais que Palavras, da Presbiteriana Nacional (40 vozes)
15/12 – Coral Infantil Totus Tuus, da Igreja Dom Bosco (26 vozes)
21/12 – Coral Coro Encena (14 vozes)
22/12 – Corais Mokiti Okada de Brasília – Infanto Juvenil, Adulto e Vozes de Ouro, da Igreja Messiânica de Brasília (20 vozes)