15/02/2014 às 13:32

Estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde participam do Projeto Rondon

Operação Portal da Amazônia 2014 tem a participação de oito alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (15/2/14) – Estudantes de Medicina e Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS)participam, pela 5º vez, do Projeto Rondon – Operação Portal da Amazônia -, no município João Lisboa, no Maranhão.

 

Orientados pelas professoras Zulmira da Costa e Adarc Oliveira, os oito estudantes rondonistas concluíram a participação no projeto no início do mês, ao desenvolver atividades em quatro eixos – Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos. A ESCS está entre as 34 instituições de ensino superior que participam da ação.

 

Novos meios de aprendizagem como a leitura de livros, a prática dos contadores de histórias e jogos pedagógicos estão entre as ações que os estudantes realizam junto aos professores e crianças do município. Além disso, a comunidade é envolvida por meio de oficinas e debates sobre os problemas locais e a formulação de projetos que objetivam soluções.

 

O resgate da cultura regional, a formação política da comunidade -como a obtenção de documentos necessários para o cidadão- e saúde do homem e da mulher estão entre os assuntos debatidos com a população de João Lisboa.

 

“Esta é primeira vez que participo do (projeto) Nacional. A expectativa é de aprendizado, já que todos os colegas que já participaram afirmam que aprendemos mais do que ensinamos. E o nosso objetivo é fazer a transformação social, levar algum conhecimento, apesar de eles terem muito mais a oferecer”, ressaltou o estudante do segundo ano de medicina Landweherner Lucena.

 

De acordo com a professora Zulmira Costa, a participação da ESCS no Projeto Rondon é um orgulho. “Considero essa experiência do Rondon uma rica extensão universitária e um divisor de águas na formação dos universitários e docentes. A troca dos saberes através da experiência prática e teórica dos grupos envolvidos, o reconhecimento e o olhar do outro transformam qualquer pessoa”, afirmou.

 

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é uma ação de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

 

(V.F./T.V* )