18/02/2014 às 17:01

Rede pública terá equipamento referência em tratamentos ortopédicos

Além do Distrito Federal, só o Rio de Janeiro possui o aparelho

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

 PARANOÁ (18/2/14) – Pacientes do Hospital Regional do Paranoá poderão contar a partir de hoje com o aparelho de Densitometria Óssea, referência em tratamentos ortopédicos. A inauguração do espaço, no lançamento do “Programa de Prevenção de Fraturas em Idosos”, acontece às 15h, no ambulatório da unidade.

 

Atualmente, somente o estado do Rio de Janeiro possui esse equipamento que, segundo a Secretaria de Saúde, é o exame mais moderno para o diagnóstico e tratamento da osteoporose e de outras possíveis doenças que possam atingir os ossos.

 

A aquisição do aparelho faz parte da linha de cuidado com o idoso, por meio do “Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso”, da Coordenação de Saúde do Idoso/SES-DF. A Densitometria Óssea é o único método para um diagnóstico seguro da avaliação do grau da osteoporose, capaz de indicar a probabilidade de fraturas e auxiliar no tratamento médico.

 

“Com a densitometria, o programa de prevenção de refratura e o acompanhamento pela geriatria e atenção primária, completamos a linha de cuidado dessa importante causa de morbimortalidade do idoso, podendo certamente proporcionar mais qualidade de vida para essa população”, afirmou o coordenador geral de Saúde do Paranoá, Dr. Rommel Costa.

 

(M.D*)