20/02/2014 às 14:06

Conferência debate políticas de migração

Evento regional contabilizou a situação dos migrantes para subsidiar um plano nacional sobre o assunto

Por Da Redação, com informações da Sejus


. Foto: Divulgação

SAMAMBAIA (20/2/14) – A primeira Conferência Regional sobre Migração e Refúgio foi promovida nessa quarta-feira (19) em Samambaia, onde foi realizado um balanço da situação dos migrantes no país, segundo dados levantados pela ONG Instituto de Migração e Direitos Humanos (IMDH).

 

Em 2013, o IMDH contabilizou 184 refugiados de outros estados para o Distrito Federal, que recebe migrantes de todos os locais. Contudo, Bahia e Piauí registram, entre os estados contabilizados, maior incidência de fuga.

 

“Os dados nos ajudam a balizar as propostas. A participação de refugiados também é fundamental para que possamos elaborar as ações de forma a dar a essas pessoas melhores condições”, explicou a gerente de Tráfico de Pessoas, da Secretaria de Justiça do DF, Annie Carvalho.

 

Os refugiados podem buscar amparo em casas de acolhimento espalhadas pelo DF. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda mantém cinco delas: uma específica para idosos, uma para mulheres, duas para crianças e adolescentes e uma para o público masculino. São 250 vagas oferecidas via convênio com o GDF.

 

CONFERÊNCIAS – Serão promovidas mais duas conferências regionais, nas quais serão discutidas propostas para subsidiar a construção do “Plano e da Política Nacional sobre Migração e Refúgio”, que serão apresentados para debates na 1ª Conferência sobre Migração e Refúgio do Distrito Federal, marcada para 21 de março.

 

As próximas pré-conferências regionais serão realizadas em Sobradinho e Gama, em 28 de fevereiro e 7 de março, respectivamente.

 

(L.C/J.S*)