21/02/2014 às 17:48

HMIB oferece oficina para gestantes

Evento ocorrerá quinzenalmente com temas diferentes a cada encontro

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (21/2/14) – O Centro Pedagógico do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), localizado na 608 Sul, realiza hoje(21), das 14h às 17h, uma oficina integrativa para gestantes, batizada de “Chá do Parto”. Os encontros acontecerão quinzenalmente e em cada oficina serão abordados temas diferentes.
 

O projeto, idealizado pela enfermeira obstetra Lissandra Martins, tem o objetivo tirar dúvidas, trocar experiências e explicar às gestantes e acompanhantes os recursos que facilitam o nascimento do bebê e as terapias que controlam medo, ansiedade e a dor durante o parto.
 

“O “Chá de Parto” é um espaço vivencial para trocar experiências, aprofundar os conhecimentos e treinar o corpo e a mente para uma vivência mais ativa e consciente do processo do parto, nascimento e maternidade”, comenta.
 

Segundo a enfermeira, o trabalho é importante para reforçar os recursos que facilitam a mulher a ter um parto humanizado, reduzir os índices de cesarianas e melhorar a condição dos bebês recém-nascidos. “Se elas tiverem em harmonia com o corpo e a mente terão um parto mais tranquilo e a criança nascerá mais saudável”, relata Lissandra.
 

Hoje, os temas abordados serão: a importância do papel do acompanhante, parto ideal X parto real, percepção do parto, as fases e recursos que facilitam o nascimento do bebê, benefícios do uso da bola e do “cavalinho”, uso da água, posturas, movimentos, trabalhos da pelve e do corpo, simulações de relaxamento corporal, respiração consciente e massagem.
 

Os encontros serão realizados quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, das 14h às 17h. Em cada oficina serão abordados temas diferentes. Qualquer mulher que esteja grávida pode participar, basta se inscrever através do e-mail:chadeparto@gmail.com ou ligar para o número: 9211-0681.
 

O próximo encontro será em 7 de março, onde serão tratados assuntos, como ambiente, ninho, proteção, modelos de atenção ao parto, ambiência, redução dos estímulos, focalização, concentração, visualização e hipnoterapia: o lugar seguro.
 

(T.V*)