Filho do puxador de samba da escola União da Ilha prestigiará desfile em homenagem ao pai

" />

Filho do puxador de samba da escola União da Ilha prestigiará desfile em homenagem ao pai

">

27/02/2014 às 20:55

Unidos da Vila Planalto canta o talento de Aroldo Melodia

selo carnaval 2014

Filho do puxador de samba da escola União da Ilha prestigiará desfile em homenagem ao pai

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (27/2/14) – Após levar para casa o título de campeã do Grupo de Acesso em 2013, a Unidos da Vila Planalto/Lago Sul promete uma competição acirrada na avenida, onde, pela primeira vez, encara as escolas do Grupo Especial. Os sabores regionais deram espaço este ano ao talento musical de Aroldo Melodia, renomado compositor e intérprete de samba-enredo do Rio de Janeiro.


Com “Há! Hai! Segura a marimba! A Vila traz Aroldo Melodia”, a agremiação homenageará o principal intérprete da União da Ilha do Governador, escola carioca onde mostrou seu talento por 36 anos. E para aflorar ainda mais os ânimos, a festa contará com a presença do filho do artista, Ito Melodia, que mostrará o poder da genética.

 

“Ele apadrinhou nossa escola ainda em setembro de 2013. Desde então, confirmamos sua presença no carnaval deste ano para ser o intérprete. Nossa expectativa é a melhor possível. Há um trabalho árduo para competir de igual para igual com os outros concorrentes”, afirmou o presidente da escola, Edivaldo José dos Santos.

 

Ao som do samba-enredo de autoria de Dílson Marimba, Diego Nicolau, Diego Tavares e Tiago Daniel, mais de 700 pessoas divididas em quatro carros alegóricos e 12 alas, contarão a trajetória de sucesso desse grande músico. “Estamos trabalhando há mais ou menos três meses nesse projeto e os detalhes só serão revelados no dia do desfile”, ressaltou Santos.

 

HOMENAGEADO – Aroldo Fiorde, que ganhou o apelido de Aroldo Melodia devido a sua afinação, iniciou sua carreira em 1958, na União da Ilha do Governador, escola onde ficou por 36 anos. O talento desse grande puxador não se restringia apenas no canto, como também no dom de animar o público com seu famoso grito de guerra “Segura a Marimba!”.

 

O também compositor de sambas memoráveis faleceu há seis anos. Os sambas mais memoráveis de sua autoria foram “Lendas e festas da yabás”, de 1974, e “O que será”, de 1979.

 

UNIDOS VILA PLANALTO/LAGO SUL – Tudo começou quando alguns moradores da Vila Planalto criaram, em 1986, o “Bloco da Lazinha no Hawai”. O sucesso foi tão inesperado que o grupo passou a desfilar em várias escolas do DF e o sonho de se transformar em uma delas veio em 1997, data que marca a fundação do Grêmio Recreativo e Carnavalesco União da Vila Planalto.

 

A história não parou por aí. A escola foi rejeitada pela Liga das Escolas de Samba de Brasília, e os passistas tiveram de seguir a tradição do bloco: desfilar em outras escolas. Com a fundação da Liga dos Blocos de Enredo, em 2002, a União da Vila Planalto foi aceita e, no ano seguinte, finalmente fez sua estreia com um enredo sobre a própria cidade.

 

(K.I./I.M.)