27/02/2014 às 17:26

“Cama e Café” cadastra mais 40 residências

Programa da Secretaria de Turismo amplia disponibilidade de hospedagem no DF

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (27/2/14) – O programa “Hospedagem Alternativa DF – Cama e Café”, da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), vai cadastrar mais 40 casas ainda nesta semana, totalizando 110 residências disponíveis para acolhimento de visitantes. As casas cadastradas já receberam as visitas técnicas e foram aprovadas. Atualmente, são 370 pré-inscritos em todo o DF.
 

O programa “Cama e Café” foi implementado pela Setur em maio de 2013. A proposta é ampliar os meios disponíveis de hospedagem para atender o público diversificado que procura a capital federal como destino turístico.
 

O site de comercialização das residências já se encontra ativo e é administrado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil do Distrito Federal (ADVB-DF). No site, já é possível encontrar 70 residências na RA 1 (Asa Norte, Asa Sul, Vila Planalto, Lago Norte e Lago Sul).
 

Mais de 40 reservas já foram feitas pelo site, principalmente para a época da Copa do Mundo de 2014. A maior procura foi de turistas do Reino Unido, Estados Unidos e Peru, assim como pessoas de São Paulo e Vitória.
 

O programa está atualmente em sua segunda fase, que procura incluir participantes de regiões administrativas com potencial de fluxo turístico, como Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho I e Taguatinga.
 

BRAZLÂNDIA – Nesta quarta-feira (26), a Setur apresentou oficialmente o programa de “Hospedagem Alternativa Cama e Café” em Brazlândia, para donos de propriedades rurais, moradores e representantes da administração da cidade.
 

“Quando inserimos esta região no escopo que abrange o programa pensamos em diversificar o turismo no Distrito Federal. Também nos atentamos para o fato de Brazlândia ter potencial turístico a ser explorado, como o turismo de aventura, religioso, as propriedades rurais. Além de eventos que já se mostram atrativos ao visitante, como a Festa do Morango”, explicou a subsecretária de Políticas de Turismo, Ariádne Bittencourt.
 

A pasta aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas sobre o Cadastur – sistema de cadastro de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo.
 

A subsecretária de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística, Meyre France, explicou as vantagens em ser cadastrado e tirou dúvidas de alguns proprietários a respeito dos procedimentos para se registrar. “O cadastro, além de gerar segurança aos turistas também proporciona visibilidade ao prestador de serviço, que pode ser encontrado na página do Ministério do Turismo”, disse.
 

VISITAS – Na ocasião, o secretário de Turismo em exercício, Geraldo Bentes, abriu a Exposição Patrimônios do Brasil, no Museu Histórico e Artístico de Brazlândia. A mostra conta com 59 painéis, com fotografias e textos e os 19 sítios culturais e naturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
 

O grupo da Setur-DF aproveitou para realizar visita técnica ao Santuário Menino Jesus. Entre os dias 26 e 28 de abril, ocorre o Encontro da Mãe com o Filho, tradicional evento católico. Desta vez, a imagem da Santa virá da Basílica de Nossa Senhora Aparecida (SP) para encontrar o Menino Jesus em Brazlândia.
 

(B.F./M.D*.)