06/03/2014 às 11:06

Brasilienses garantiram estoque do Hemocentro durante carnaval

Órgão convida a população a continuar comparecendo para garantir a distribuição para quem precisa

Por Cláudio Caxito, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Arquivo

BRASÍLIA (6/3/14) – A população do Distrito Federal atendeu ao chamado da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) para doação de sangue durante o carnaval. Entre sexta (28/2) e quarta-feira (5/03), com balanço ainda parcial, 1.019 brasilienses foram doar sangue.

 

Na sexta-feira, apresentaram-se 424 candidatos a doadores, no sábado foram 251, na segunda-feira, em apenas meio expediente compareceram 237 e, até as 17h de hoje, 107 voluntários se candidataram.

 

“A nossa campanha para chamar os doadores, por meio de inserções na mídia, está dando certo, especialmente nos períodos em que parte dos brasilienses se ausenta da cidade”, informou o gerente do Ciclo do Doador, Rodolfo Duarte.

 

No entanto, os voluntários têm de continuar colaborando: “Reforçamos o convite para o comparecimento ao Hemocentro, a fim de mantermos nossos estoques adequados, evitando, assim, o risco de desabastecimento de sangue e derivados”, acrescentou o gerente.

 

A média diária de doadores é de 280 pessoas e, durante o reinado de Momo, atingiu 255 por dia. Os números foram considerados positivos porque o órgão fechou na terça-feira, e funcionou em meio expediente na segunda e hoje. Como a distribuição de sangue aos hospitais cresce no fim de semana, o Hemocentro está de portas abertas das 7h às 18h, de segunda-feira a sábado, para receber os doadores.

 

Condições para doação:

– Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);
– Estar alimentado (clique aqui e verifique alimentação necessária);
– Não estar em uso de medicamentos;
– Ter entre 16 e 67 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal).
– Pesar acima de 50 quilos (descontar o vestuário);
– Apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não serão aceitos crachás funcionais e carteiras estudantis;
– Ter dormido pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
– Não praticar exercícios físicos nem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– Não ter feito endoscopia há seis meses;
– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses;
– Evitar fumar duas horas antes da doação.


O candidato à doação deve ser sincero ao responder as perguntas que lhes são feitas, não omitindo informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

 

(C.C./I.M*.)