12/03/2014 às 12:04

Laboratório do Hospital do Gama ganha equipamentos de última geração

Reforma custou R$ 800 mil e faz parte das comemorações dos 47 anos da Unidade Saúde.

Por Da Secretaria da Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

GAMA (12/3/14) – O Hospital do Gama completa 47 anos de atividades nesta quarta-feira (12), e em comemoração à data será inaugurado o novo laboratório da unidade de saúde na quinta- feira (13), às 10h30. Entre os meses de junho e novembro de 2013, a área física do laboratório do HRG, que possui 600 metros quadrados, passou por uma ampla reforma, orçada em cerca de R$ 800 mil.
 

“Durante todo o processo de reforma, a equipe trabalhou em um local que mesmo com todo nosso esforço não nos permitia acolher bem o cidadão. Agora atendemos em um ambiente seguro e humanizado. Com essa reforma, o laboratório passou ser o mais bem estruturado da rede”, avaliou o chefe do Núcleo de Patologia Clínica do hospital, o bioquímico Mauro Sérgio Rêgo.
 

Atualmente, o laboratório conta com salas para serviços de emergência, microbiologia, bioquímica, hematologia, imunologia e hormônios, parasitologia e urinálise. Além de abrigar equipamentos automatizados e de última geração. A equipe da unidade é formada por 14 farmacêuticos bioquímicos, 40 técnicos de laboratório, 33 auxiliares de serviços diversos e 6 agentes administrativos.
 

Dados da unidade de saúde mostraram que só no ano passado foram realizados mais de 1,5 milhão de exames, entre emergência, internação e ambulatoriais. Os atendimentos mais procurados foram os de bioquímica, hematologia e urinálise.
 

HISTÓRICO – O Hospital Regional do Gama foi construído em 1967 para atender a população da cidade, mas com o surgimento de novas cidades no DF, como Santa Maria e Recanto das Emas, o crescimento populacional de municípios no estado de Goiás e a grande procura por assistência médica de moradores da Bahia e de Minas Gerais, a unidade de saúde passou a ser referência para quase um milhão de pessoas.
 

Além das cidades do DF, moradores de 25 municípios de Goiás, cinco de Minas Gerais e quatro da Bahia procuram atendimento médico no HRG. Dados de 2013 mostram que somente na emergência adulta e na infantil foram realizados 270.468 atendimentos, sendo que 103.345 foram de atendimentos aos residentes de fora do DF.
 

O hospital é considerado de complexidade secundária. Com capacidade para 500 leitos, é referência na Secretaria de Saúde em internação para tratamento da tuberculose e no programa “Fila Zero” do pronto-socorro de Traumatologia e Ortopedia, que reduz o tempo de espera dos pacientes que aguardam por cirurgias de pequeno e médio porte. Também detém o título Hospital Amigo da Criança e oferece o serviço de parto humanizado.
 

Recentemente, o HRG, com apoio do Ministério da Saúde, passou a ser pioneiro no DF ao implantar o serviço de telemedicina em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, para consultoria, troca de informações e atendimento especializado no atendimento aos pacientes graves, sendo, agora, uma das 15 unidades hospitalares do Sistema Único de Saúde no Brasil a oferecer esse serviço.
 

(T.V*)