11/03/2014 às 21:06

Projeto leva cidadania a população de rua de Taguatinga

Serão oferecidos serviços de assistência social, saúde, educação, trabalho, justiça e direitos humanos

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal / Arquivo

TAGUATINGA (11/3/2014) – O projeto piloto “Tenda Viva”, criado para facilitar o acesso da população de rua aos serviços públicos do GDF, começou esta semana em Taguatinga Centro. A ação permanecerá no estacionamento do Conselho Tutelar da cidade até o dia 21 de março. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h.

 

Segundo a chefe da Divisão de Órgãos Colegiados da Secretaria de Assistência Social (Sedest), Adriana Carvalho, o projeto surgiu após a identificação de barreiras que impediam o acesso dessa população aos serviços do governo.

 

“Essas pessoas têm dificuldade de locomoção e horário, por isso, montamos uma equipe multidisciplinar, com apoio de vários órgãos, para ampliar e facilitar o acesso da população usuária de drogas aos serviços públicos de cuidados”, afirmou Carvalho.

 

Depois os órgãos se reunirão para avaliar o programa e a possibilidade de levá-lo para as demais regiões do Distrito Federal. “Analisaremos o projeto piloto para ver como ele pode ser expandido, considerando a adesão e a avaliação dos usuários atendidos, dos comerciantes e da população local”, completou a chefe da Divisão de Órgãos Colegiados da Sedest.

 

A “Tenda Viva” é promovida pela Sedest, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, além da Administração Regional de Taguatinga e da Defensoria Pública do DF.

 

Serviços Ofertados:

 

Assistência Social:

* Orientação sobre serviços socioassistenciais,

* Promover a aquisição de benefícios socioassistenciais básicos

* Declaração de isenção de taxa para a segunda via de RG;

* Orientação e providência para solicitar a certidão de nascimento;

* Acolhimento institucional;

* Declaração de endereço (referência a pessoa no serviço e permite o acesso a outros serviços públicos); local para banho, oferta de lanche e guarda de pertences.

* Inclusão no Cadastro Único (necessário CPF ou Título de Eleitor);

 

Saúde:

* Atendimento clínico individual;

* Oficinas;

* Aferição da Pressão Arterial e Glicose;

* Vacinação Hepatite B e Tétano;

* Pequenos curativos;

* Testagem rápida de HIV com aconselhamento pré e pós-testagem;

* Orientação sobre o serviço do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS);

* Orientação sobre o uso abusivo de substâncias tóxicas;

* Distribuição de material para prevenção de DST’s

 

Educação:

* Orientações sobre inclusão em escolas transitórias para readaptação e na rede de ensino regular;

* Captação de demanda de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais;

 

Secretaria do Trabalho:

* Orientação e inclusão nos cursos Projovem e Qualificopa;

* Elaboração de currículo profissional;

* Emissão de carteira de trabalho;

* Cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (Sine);

* Encaminhamento para vaga de emprego;

* Oficinas de artesanato em argila;

 

Defensoria Pública:

* Orientações sociojurídicas; e

* Promoção de acesso à documentação civil.

 

(V.F/J.S*)