Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/03/2014 às 18:33, atualizado em 12/05/2016 às 18:15
Estudantes dos oito Centros Integrados de Línguas do DF poderão prestar informações sobre monumentos, hotéis e gastronomia, entre outras
BRASÍLIA (15/3/14) – A capital federal contará, durante a Copa do Mundo, com voluntários altamente preparados pelos Centros Integrados de Línguas (CILs) da Secretaria de Educação para receber os visitantes. Os estudantes, a partir dos 18 anos, são qualificados nos oito CILs, em Ceilândia, Gama, Sobradinho, Brazlândia, Guará, Taguatinga e dois no Plano Piloto.
Os alunos e professores desses centros já ganharam vários prêmios internacionais e são fluentes em inglês, francês, espanhol, alemão, japonês. Segundo a coordenadora pedagógica do Núcleo dos CILs, Ana Cristina Chaves, o projeto de voluntariado, supervisionado por ela, começou em 2010.
Hoje, entre 400 e 500 estudantes recebem orientações sobre cultura, comportamento pessoal e de torcedores, segurança, história das copas, entre outros temas, sempre com foco nos países que participam de eventos desportivos.
“Essa qualificação abre as portas para todos os sonhos que eles tenham. Faz com que se tornem cidadãos do mundo. Proporciona, também, oportunidades no mercado de trabalho, em qualquer lugar do mundo”, afirmou Ana Cristina.
Na Copa do Mundo, os voluntários estarão na Fan Fest, no Taguaparque, em Taguatinga, no Parque da Cidade (local de estacionamento do Estádio Nacional), setores hoteleiros Norte e Sul, Torre de TV, aeroporto e nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da Praça dos Três Poderes, aeroporto, Rodoviária Interestadual de Brasília e da Torre de TV Digital.
Além de conhecerem a cultura específica dos países que jogarão aqui na primeira fase do Mundial – Suíça, Equador, Colômbia, Costa do Marfim, Camarões, Portugal e Gana, além do Brasil –, os alunos estarão preparados para prestar informações sobre os monumentos e hotéis da capital federal, informou a coordenadora pedagógica.
Durante a Gymnasíade (de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2013) , maior evento escolar do mundo, e a Copa das Confederações (em junho de 2013), os voluntários participaram de visitas guiadas a monumentos, hotéis e locais de destaque de gastronomia.
Na Gymnasíade, os 200 voluntários, com idades a partir dos 16 anos, participaram das atividades e fizeram amigos. Alguns desses estrangeiros querem voltar a Brasília para a Copa do Mundo e serão hospedados nas casas dos jovens estudantes dos CILs.
Na próxima quinta-feira (20), às 14h, 40 alunos e professores participarão de visita guiada ao estádio com representantes da Embaixada da França, dentro do projeto “Um Gol de Educação”, como parte da Semana de Francofonia.
(C.C./I.M.*)