15/03/2014 às 12:11

Padre Cícero vira peça no Teatro Dulcina

Espetáculo foi montado por moradores do Recanto das Emas com apoio do Fundo de Apoio à Cultura

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Cultura


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (15/3/14) – A Cia Teatral H2O estreia esta semana, no Teatro Dulcina de Moraes, o espetáculo Santo Ciço, que retrata a vida de uma das maiores personalidades brasileiras, Cícero Romão Batista, mais conhecido como Padre Cícero ou “Padim Cíço”.

 

Patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e com apoio da Administração Regional do Recanto das Emas, a trupe, com sede na cidade, produziu o espetáculo por cerca de nove meses. Durante a produção, foram realizadas diversas visitas da equipe a Juazeiro do Norte, onde o religioso foi pároco, além de extensa pesquisa bibliográfica.

 

“É uma superprodução. É a primeira vez que todo o processo de criação acontece em uma região administrativa (Recanto das Emas), onde mais da metade da equipe mora e que, por incrível que pareça, só tem um teatro, a sede da companhia, bancada pelos atores”, disse Márcio Rodrigues, ator que participa do espetáculo.

 

Segundo Paulo Russo, autor e diretor da peça, o texto pretende traçar um painel do religioso fugindo da sua reconhecida importância como “santo popular”, e político da região, mas voltado para o ser humano e suas angústias.

 

“O trabalho aborda a questão religiosa e as crenças do Padre Cícero, além de também ser uma homenagem aos 170 anos de seu nascimento. A peça, a partir do milagre da hóstia da beata Maria Araújo, apresenta seus dilemas íntimos e com a igreja por conta da sua fé, que culminaram na sua excomunhão”, comentou Paulo Russo.

 

A Cia Tetral H2O, criada há 15 anos, já tem apresentações agendadas para Goiânia e pretende percorrer o Distrito Federal e outros estados com a peça.

 

“O que nos motiva é o próprio ato de atuar. É muita luta, temos muito pouco apoio. O Santo Ciço é um sonho realizado, mais pela fé no teatro do que pelo dinheiro”, ressaltou Kacus Martins, ator e diretor-presidente da companhia desde a sua criação.

 

O FAC, instituído por lei em 1991, é o principal instrumento de incentivo às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF. Seus projetos são selecionados por meio de editais públicos.

 

Após as apresentações, como contrapartida ao apoio do Fundo, a companhia realizará apresentações e palestras gratuitas sobre o Padre Cícero em duas escolas da rede pública de Educação do Distrito Federal.

 

SERVIÇO:

Santo Ciço

Data: De 14 a 22 de março

Horário: 21h

Ingresso: R$ 20 (meia)

Local: Teatro Dulcina de Moraes (SDS Bloco C, n° 30/64 – Ed. FBT)

Informações: 3028-2118

(J.S*)