Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
19/03/2014 às 11:19
Durante o evento será assinado um Protocolo de Intenções para criação do Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Água e Saúde
BRASÍLIA (19/3/14) – Nesta quinta-feira (20), a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS) realizará das 14h às 18h, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), o seminário “Novos Saberes em Água e Saúde”. O evento, aberto ao público, debaterá a água como fonte de saúde e cura e apresentará estudos e práticas que envolvem direta e indiretamente o tema, como homeopatia, tratamentos com águas termais e meditação.
O evento é promovido pela EAPSUS, da FEPECS, vinculada à Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com o Centro de Estudo Transdisciplinar da Água (CET-Água) e a Rede Internacional de Estudos e Ações Transdisciplinares da Água (REATA).
“Neste momento de crise civilizacional que atravessamos, temos que focar o debate sobre a água como fonte de saúde e cura. Essa é uma abordagem muito importante em complementação ao olhar para a água como vetor de doenças”, declarou coordenador de articulação da REATA, Sérgio Ribeiro.
PESQUISA – Durante o seminário, representantes da FEPECS, CET-ÁGUA, REATA, Organização Mundial da Termalismo, Instituto de Saúde Integral, Instituto de Homeopatia e Meio Ambiente, Centro de Ecologia Médica Florescer na Mata e Ararazul assinarão um Protocolo de Intenções para criação do Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Água e Saúde, com o objetivo de estabelecer meios de cooperação e utilizar tecnologias de ponta para estudar meios de cura por meio do uso da água. A iniciativa conta com o apoio da Universidade de Brasília (UNB).
O diretor da EAPSUS, Berardo Nunan, reafirmou a importância de consolidar os conhecimentos sobre as propriedades e utilização da água como fonte de saúde, já que a difusão desses conhecimentos por meio das atividades de ensino é de grande interesse para toda a sociedade. Ele lembrou que o governo brasileiro aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), em maio de 2006.
“Essa política valoriza o cuidado integral do sujeito em seus aspectos multidimensionais e legitima práticas que envolvem direta e indiretamente a água, como a homeopatia, os tratamentos com águas termais, a meditação, a crenoterapia e o uso de campos eletromagnéticos”, ressaltou o diretor.
TEMAS – O evento aberto à comunidade receberá a doutora em física pela Universidade de São Paulo Adriana Ramos de Miranda, que abordará as propriedades singulares da água, pesquisa em homeopatia e soluções ultra-diluídas. Para falar sobre a utilização terapêutica do hidromagnetismo, a médica Cristina Mendes Curto, que realiza estudos na área no México, foi convidada. O geólogo e diretor da Sociedade Brasileira de Termalismo, Fábio Lazzerini, finalizará os trabalhos do seminário com a palestra “Termalismo e crenoterapia como caminho para a saúde e valorização das águas”.
Programação Seminário “Novos Saberes em Água e Saúde”
14:00h – Abertura – Apresentação Cultural
14h30 – Contextualização do tema do evento pelo Centro de Estudo Transdisciplinar da Água – Sérgio Ribeiro / trecho do filme Water
14h45 – Assinatura do Protocolo de Intenções para integração da FEPECS ao CET-Água e para criação do Centro de Pesquisa Transdisciplinar em Água e Saúde
14h50 – Mesa Redonda – Coordenação: Dra. Vera Catalão – UnB / CET-Água
15h – Dra. Adriana Ramos de Miranda – doutora em física pela USP
Tema: Propriedades singulares da água e pesquisa em homeopatia /soluções ultra-diluídas
15h30 – Degustação de águas aromatizadas oferecidas pela Ararazul
16h – Dra. Cristina Mendes Curto – médica graduada na UnB, pós-graduada em oftalmologia e homeopatia. Formação na técnica de biomagnetismo, no México
Tema: Hidromagnetismo – utilização terapêutica
16:30h – Dr. Fábio Lazzerini – geólogo, vice-presidente da Organização Mundial de Termalismo, diretor da Sociedade Brasileira de Termalismo, pós-graduado na UFRJ e Unicamp, doutorando em geologia regional
Tema: Termalismo e crenoterapia como caminho para a saúde e valorização das águas
16:30h- Debate
17h – Encerramento / FEPECS
(T.V*)