" /> ">

16/03/2014 às 17:15

Agentes da Cidadania levarão serviços do GDF às famílias em vulnerabilidade social

Foram entregues 302 certificados neste domingo (16) pelo governador Agnelo Queiroz dentro da programação do “GDF Junto de Você” no Riacho Fundo I

Por Claudio Caxito, da Agência Brasília


. Foto: Denio Simoes/GDF

RIACHO FUNDO I (16/3/14) – Em solenidade de formatura realizada neste domingo (16) no Riacho Fundo I, como parte do “GDF Junto de Você”, 302 pessoas receberam os certificados para atuar no programa “Agentes da Cidadania – Mobilização Comunitária e Organização Cidadã”. Eles receberão uma bolsa de R$ 300 mensais durante um ano.

 

“Nós vamos levar o Estado, vamos levar nossas políticas públicas para dentro da casa das pessoas através de vocês”, afirmou o governador, em referência aos agentes, ao discursar na cerimônia.

 

Agnelo Queiroz lembrou que o Distrito Federal é a única unidade da Federação que consegue investir o mesmo quantitativo de recursos que o governo federal destina para a capital do país em transferência de renda.

 

Os recém-formados, que atuarão por 12 horas semanais, foram capacitados durante cinco dias pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e atuarão nos territórios de vulnerabilidade social do DF, acompanhados por coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das cidades onde residem. Cada agente deverá acompanhar cerca de 100 famílias na sua região de atuação.

 

O trabalho estará focado na divulgação dos programas sociais do GDF como, por exemplo, a Fábrica Social, a Tarifa Social de Energia, a Carreta da Mulher e os cursos de qualificação oferecidos pelo Pronatec.

 

“Decidi participar desse trabalho social junto à comunidade porque já faço esse trabalho voluntário como liderança comunitária”, contou a artesã Izanilde Souza da Costa, 47 anos, do Itapoã. Segundo ela, essa é a oportunidade de colocar em prática a capacitação adquirida em cursos de agente de desenvolvimento e polícia comunitária.

 

Quem também recebeu o certificado foi a líder comunitária do condomínio Porto Rico, em Santa Maria, Terezinha da Silva Rocha, de 49 anos: “Daqui para diante faremos um trabalho de formiguinha. Teremos de visitar todas as famílias, ver a necessidade de cada uma e atender na medida do possível. Vamos atender essas famílias carentes, que realmente precisam”, destacou.

 

O secretário da Sedest, Daniel Seidel, enfatizou que, com a seleção feita por meio de chamada pública e curso de formação de lideranças, as mulheres, principalmente, poderão mobilizar as famílias do “Bolsa Família” na quadra, na rua onde moram, e assim fazer com que elas acessem as informações necessárias dos serviços, benefícios e qualificação profissional para que possam ter sua autonomia.

 

“Os Agentes de Cidadania concretizam. São os braços, as pernas, a voz que visitam as famílias, organizam grupos de mulheres que possam acessar as políticas públicas e assim, conseguir o seu processo de emancipação, superação da pobreza pela renda, mas também é um processo de reeducação social”, acrescentou o secretário da Sedest.

 

Durante o mesmo evento, o governador Agnelo Queiroz anunciou o local que receberá a sede definitiva do Conselho Tutelar do Riacho Fundo, com previsão de início das obras em maio. 

 

(C.C/J.S*)