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18/03/2014 às 18:15
Serão oferecidos serviços de assistência social, saúde, educação, trabalho, justiça e direitos humanos
BRASÍLIA (18/3/14) – O projeto-piloto “Tenda Viva”, criado para facilitar o acesso da população de rua aos serviços públicos do GDF, continuará em Taguatinga Centro até esta sexta-feira (21). A ação permanecerá no estacionamento do Conselho Tutelar da cidade, com atendimentos feitos de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
O objetivo da ação, acompanhada pela Casa Civil, é alcançar o público-alvo, que dificilmente procura os programas ofertados pelo governo. São oferecidos serviços de assistência social, saúde, educação, trabalho, justiça e direitos humanos.
“Percebemos que a população de rua tem dificuldade de acessar esses serviços porque não se sente à vontade de procurá-los”, explicou o médico psiquiatra da Diretoria de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, Renato Canfora.
O profissional ressalta que o foco não é retirar as pessoas das ruas ou pressionar os usuários a deixarem o vício, mas acolhê-los para que cuidem da saúde e, se desejarem, encaminhá-los a abrigos e programas sociais do governo.
“Nosso objetivo aqui é oferecer os cuidados de saúde dos quais eles precisam e mostrar meios de mudança. As pessoas que querem mudar de vida são devidamente encaminhadas”, complementou o médico.
A “Tenda Viva” é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, além da Administração Regional de Taguatinga e da Defensoria Pública do DF.
Serviços Ofertados:
Assistência Social:
* Orientação sobre serviços socioassistenciais;
* Promover a aquisição de benefícios socioassistenciais básicos;
* Declaração de isenção de taxa para a segunda via de RG;
* Orientação e providência para solicitar a certidão de nascimento;
* Acolhimento institucional;
* Declaração de endereço (referência a pessoa no serviço e permite o acesso a outros serviços públicos); local para banho, oferta de lanche e guarda de pertences;
* Inclusão no Cadastro Único (necessário CPF ou Título de Eleitor);
Saúde:
* Atendimento clínico individual;
* Oficinas;
* Aferição da pressão arterial e glicose;
* Vacinação Hepatite B e Tétano;
* Pequenos curativos;
* Testagem rápida de HIV com aconselhamento pré e pós-testagem;
* Orientação sobre o serviço do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS);
* Orientação sobre o uso abusivo de substâncias tóxicas;
* Distribuição de material para prevenção de DST’s;
Educação:
* Orientações sobre inclusão em escolas transitórias para readaptação e na rede de ensino regular;
* Captação de demanda de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais;
Secretaria do Trabalho:
* Orientação e inclusão nos cursos “Projovem” e “Qualificopa”;
* Elaboração de currículo profissional;
* Emissão de carteira de trabalho;
* Cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (Sine);
* Encaminhamento para vaga de emprego;
* Oficinas de artesanato em argila;
Defensoria Pública:
* Orientações sociojurídicas;
* Promoção de acesso à documentação civil.
(L.C/J.S*)