Com apoio do GDF, Instituto Terceiro Setor lança publicações sobre prédios e monumentos de Brasília

" /> Com apoio do GDF, Instituto Terceiro Setor lança publicações sobre prédios e monumentos de Brasília

">

07/12/2011 às 03:00

Coleção memória

Com apoio do GDF, Instituto Terceiro Setor lança publicações sobre prédios e monumentos de Brasília

Por

Secretaria de Turismo

Sete anos após as primeiras publicações, a Coleção Memória, produzida pelo Instituto Terceiro Setor (ITS), volta a retratar de forma detalhada os prédios e monumentos da Capital Federal. Nesta quinta-feira (8/12), às 19h30, em coquetel no anexo do Museu Nacional da República, o ITS lança exemplares inéditos sob os títulos Palácio da Alvorada – Majestosamente Simples e Palácio do Planalto – Entre o Cristal e o Concreto.
 
Os livros fazem parte de um esforço do Instituto em mostrar a relevância e a história da arquitetura moderna de Brasília. A intenção é formar uma espécie de inventário sobre a construção e o progresso da cidade por meio dos monumentos de Oscar Niemeyer.
 
O trabalho começou em 2004, com a publicação de um exemplar sobre o Teatro Nacional Cláudio Santoro. A coleção teve continuidade em 2006, com o lançamento de uma publicação que retratava as minúcias do Palácio do Catetinho, seguido pelo Memorial dos Povos Indígenas, em 2007. Ambos devem ser reeditados, com conteúdo revisado e ampliado, inclusive com um pequeno resumo em inglês. A intenção do ITS é lançar, em breve, títulos sobre as principais construções da cidade, como o Palácio do Itamaraty e as igrejas de Oscar Niemeyer.
 
A coleção é voltada a estudiosos, estudantes, pesquisadores, moradores de Brasília e visitantes que buscam detalhes sobre a paisagem urbana. No lançamento dos dois novos exemplares, os livros serão vendidos à R$ 20. Outras cópias serão distribuídas em escolas públicas.
 
A iniciativa tem o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Cultura, do Museu da República e conta com o patrocínio do Governo Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.