23/03/2014 às 18:51

Centro de Saúde do Paranoá fez mais de 71 mil consultas em 2013

Unidade recebeu diversas melhorias desde 2011

Por Da Secretaria da Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (23/3/14) – O Centro de Saúde 1 do Paranoá (CSPa1) realizou 71.560 consultas médicas em 2013 nas clínicas de enfermagem, odontologia, nutrição, psicologia e assistência social. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.
 

Segundo a diretora de Atenção Primária à Saúde da Regional do Paranoá, Eleuza Martinelli, a unidade recebeu melhorias nos últimos três anos.
 

“[Houve] a implantação do Sistema Informatizado de Prontuário Eletrônico, ampliação do horário de atendimento ao público para marcação de consultas de especialidades (manhã e tarde), além do aumento da oferta de consultas de crescimento e desenvolvimento para crianças com até 2 anos”, enumerou.
 

Outros avanços são a abertura das salas de Acolhimento ao Adulto e à Gestante – conforme as diretrizes do programa Rede Cegonha – e criação de espaço específico para acolhimento dos idosos.
 

“Também ampliamos a sala de medicação, abrimos mais dois consultórios de clínica médica, inauguramos a Farmácia de Psicotrópicos e o terceiro turno de atendimento até 22h”, complementou a gerente da unidade de saúde, Camila Carloni Gaspar.
 

A equipe do CSPa1 é formada por médicos, enfermeiros, odontólogos, assistente social, nutricionista, farmacêutico e psicóloga. A unidade conta ainda com Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos administrativos e de saúde bucal, auxiliar de enfermagem e agente de saúde pública.
 

O Centro 1 do Paranoá presta assistência em clínica médica, acompanhamento pré-natal, ginecologia, crescimento e desenvolvimento infantil, além de atendimento geral em pediatria. A unidade conta, também, com programas de tuberculose, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, tabagismo, diabetes e hipertensão. Além disso, desenvolve o programa Saúde do Adolescente com reuniões, oficinas de musicoterapia e saúde reprodutiva.
 

A estrutura do centro oferece farmácia de distribuição de medicação da atenção básica e psicotrópicos, salas de vacina, curativos e medicação, setor de marcação e regulação de consultas e exames, além de aferição de pressão arterial e glicemia.
 

A comunidade tem acesso também as Práticas Integrativas de Saúde, como ioga, Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e automassagem e técnicas de massagem como lian gong e shantala, esta destinada a bebês.
 

(A.S./I.M*)