GDF busca viabilizar a entrada do país europeu no programa ainda este ano

" /> GDF busca viabilizar a entrada do país europeu no programa ainda este ano

">

25/03/2014 às 18:20

“Brasília Sem Fronteiras” deve incluir a França

GDF busca viabilizar a entrada do país europeu no programa ainda este ano

Por Da Redação


. Foto: Roberto Castro/GDF/Arquivo

BRASÍLIA (25/3/14) – A França deverá ser incluída, ainda neste ano, no programa “Brasília Sem Fronteiras” (BSF), que beneficia alunos dos Centros Interescolares de Línguas (CILs), da rede pública de ensino, com a oportunidade de intercâmbio no exterior, em países como Estados Unidos, Áustria, Espanha, França, Nova Zelândia ou Holanda.

 

O assunto será discutido de 28 a 31 deste mês, durante encontro, em Paris, entre o secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, e o embaixador do Brasil na capital francesa, José Maurício Bustani, que também examinarão o estabelecimento de parceria estratégica entre Brasília e Paris.

 

O GDF, por meio do BSF, deverá enviar o mínimo de 50 estudantes de francês dos CILs para programas de imersão internacional na França. Nesse contexto, Odilon Frazão deve realizar visita prospectiva ao Centro Cavillam (cidade de Vichy, a 316 quilômetros de Paris), no sábado (29). O compromisso, agendado com o apoio da Embaixada da França no Brasil, será com o diretor-geral da escola, Michel Boiron.

 

BRASÍLIA-PARIS – No domingo (30), o secretário receberá a delegação oficial do GDF, chefiada pelo governador Agnelo Queiroz, que visitará Paris para participar da cerimônia de inauguração do voo direto entre as capitais do Brasil e da França. Agnelo e Odilon encontrarão, no dia 31, os presidentes da Air France, Frédéric Gagey, e do Grupo Air France/KLM, Alexandre de Juniac, bem como o embaixador José Maurício, entre outras autoridades dos dois países.

 

Nesse mesmo dia todos embarcarão juntos, às 13h30, para o voo inaugural. O pouso está previsto para as 19h40 no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. No dia 1º de abril será realizada uma comemoração desse voo na Embaixada da França.

 

Em 2011, o governador Agnelo deu início à política pública para relações exteriores, centrada na visão de transformar Brasília em um centro captador de grandes eventos internacionais, investimentos e oportunidades. Para tanto, estabeleceu, a partir de 2012, plano de ação integrado com o governo federal, Legislativo, setor privado e o Aeroporto Internacional de Brasília a fim de atrair voos diretos internacionais.

 

BRASÍLIA GLOBAL PARTNERS – O GDF, por meio de sua Assessoria Internacional, estabeleceu o programa “Brasília Global Partners” para fazer alianças com importantes capitais do mundo. A iniciativa visa reforçar o posicionamento global de Brasília e trocar boas práticas públicas, sobretudo nas áreas de planejamento urbano, habitação, transporte, sustentabilidade, educação, cultura, turismo e atração de investimentos. Mais de 20 capitais ao redor do mundo integram essa rede.

 

(C.C./I.M*)