Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/03/2014 às 21:32
Um deles não apresentou documentos e pode estar em situação ilegal no país
BRASÍLIA (27/3/14) – O Comitê de Combate à Pirataria do DF apreendeu, nesta quinta-feira (27), cerca de três mil óculos falsificados na Feira dos Importados, do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Nove feirantes envolvidos na venda ilegal, todos chineses, acabaram detidos. Um deles não apresentou documentos e pode estar em situação ilegal no país.
A ação foi realizada em conjunto entre a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e a Delegacia de Combate Contra os Crimes de Propriedade Imaterial (DCPim). Ao todo, 42 servidores participaram da ação.
Agentes e policiais entraram no centro comercial por volta das 11h, com 11 alvos pré-definidos após investigação realizada nas últimas duas semanas. Ao menos dez marcas eram prejudicadas pela venda do produto pirata. Todas haviam registrado uma representação criminal na delegacia, o que deu ao Estado legalidade para fiscalizar a venda dos óculos falsificados.
“Mas, além do prejuízo financeiro das marcas, há de se pensar no prejuízo para a própria população que consome esse tipo de mercadoria. Há um sério risco à saúde dessas pessoas que utilizam os óculos que sequer passaram por um exame laboratorial”, alertou o subsecretário de Operações da Seops, Carlos Alencar.
Os detidos foram levados para a DCPim, onde foram autuados com base na Lei de Proteção às Marcas, sendo que um deles é reincidente. Eles foram liberados após assinarem termo circunstanciado, documento em que se comprometem a comparecer à Justiça quando chamados.
“Vamos comunicar a situação deles à Polícia Federal, principalmente a do feirante que não apresentou documentos, para que seja verificada a permanência deles no país”, afirmou o delegado-chefe da DCPim, Luiz Henrique Sampaio.
Os óculos serão levados para perícia que comprovará a falsificação. Depois disso, os produtos ficarão à disposição da Justiça.
Esta é a primeira ação realizada este ano na Feira dos Importados do SIA voltada exclusivamente para a apreensão de óculos. A última havia ocorrido em 12 de dezembro do ano passado, quando 11 chineses acabaram detidos, e 20 mil mercadorias foram recolhidas.
Relatório estatístico divulgado pela Seops no mês passado aponta que, em 2013, foram apreendidos 88.353 óculos falsificados nas ruas e feiras do Distrito Federal. No período, 54 pessoas foram detidas por comercializar esse tipo de mercadoria.
Um total de 271 pessoas foram presas de janeiro a dezembro do ano passado por envolvimento na venda, distribuição ou fabricação de produtos falsificados, e 1,2 milhão de mercadorias foram apreendidas.
(L.C/J.S*)