28/03/2014 às 19:38

“Fábrica Social” oferecerá cursos na área de construção civil

Candidatos às mais de 400 vagas poderão se inscrever a partir desta segunda-feira (31)

Por Da Redação, com informações do Fábrica Social


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (28/3/14) – O programa Fábrica Social abrirá nesta segunda-feira (31) as inscrições para o primeiro processo seletivo para construção civil, que irá até dia 10 de abril. Serão mais de 400 oportunidades. Os participantes aprenderão por meio de laboratórios de capacitação inicialmente divididos nos turnos matutino e vespertino.

 

Os cursos oferecidos estão relacionados à construção civil de forma geral, como: elétrica; revestimento; contrapiso; concreto, reboco e alvenaria; hidráulica; armação e telhas; esquadrias; e pintura.

 

“O programa visa atender pessoas que realmente necessitam, que possam aprender e ter condições reais de inserção ao mercado na área da construção civil, que é carente aqui no Distrito Federal”, declarou o coordenador do Fábrica Social, Gerêncio de Bem. Ainda segundo ele, com a experiência adquirida, aqueles que participarem dos cursos poderão até melhorar as próprias residências e atuar em áreas de risco social.

 

Após a primeira fase, os capacitandos aplicarão o conhecimento na execução de reformas em áreas habitacionais e vilas. Inicialmente serão reformadas mais de 300 casas na Cidade Estrutural e aproximadamente 180 na QNR (Ceilândia).

 

Os interessados poderão se cadastrar pela central de telefone 156, opção 9, subitem 3, de segunda a sexta, das 7h às 19h, exceto feriados. Após a fase de inscrições, será realizado o sorteio eletrônico, aberto ao público, em 11 de abril, para divulgar os contemplados. O período de matrículas será de 22 de abril a 9 de maio, fase para verificação dos documentos pedidos e do cumprimento dos pré-requisitos selecionados.

 

REQUISITOS – Os participantes devem ter idade mínima de 16 anos, inscrição no DF Sem Miséria ou Bolsa Família com Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico), renda familiar de até R$ 140 e cadastro atualizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

 

Além disso, são destinados 5% das vagas para cada um dos seguintes grupos: idosos, pessoas com deficiências e adolescentes em conflito com a lei. Esses devem ter entre 14 e 18 anos de idade incompletos, cumprido a medida socioeducativa e estar em regime semiaberto ou aberto.

 

(C.C.*)