02/04/2014 às 16:21

Segurança do DF ganha centro integrado para operações aéreas

Hangar servirá para manter as aeronaves e planejamento conjunto de operações das polícias Civil, Militar, dos Bombeiros, Samu e Detran

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

 BRASÍLIA (2/4/14) – Foi inaugurado, nesta quarta-feira (2), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopa), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. As instalações abrigarão aeronaves das quatro forças de Segurança do DF e as coordenações das respectivas unidades aéreas.

 

“Isso representa a materialização de uma integração que buscamos com o programa ‘Ação Pela Vida’. Daqui sairá um planejamento conjunto, uma corporação socorrendo a outra, para benefício da população”, disse o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar. “Temos certeza de que a integração é um modelo a ser seguido pelo resto do país”, completou.

 

O hangar viabilizará a guarda, manutenção e preparação das aeronaves pertencentes às polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF) e ao Corpo de Bombeiros Militar, além de permitir o uso pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e pelo Departamento de Trânsito (Detran). Cada corporação terá sua sala.

 

O espaço, de 3 mil metros quadrados, hospedará sete aeronaves de asa fixa (quatro do Corpo de Bombeiros, um da Polícia Civil e dois da Polícia Militar). Há também a possibilidade de helicópteros utilizarem o local.

 

“Estamos caminhando para receber mais uma aeronave de asa fixa, cessão da Polícia Federal, para ser utilizada pela Segurança e pela Saúde, para transporte de órgãos e vítimas. E ainda há a possibilidade de adquirir mais duas”, explicou o chefe da Casa Militar, Coronel Rogério Leão.

 

O hangar atual foi alugado pela Secretaria de Segurança Pública por R$ 39 mil por mês, pagos à Inframérica, consórcio que administra o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. “Antes, cada órgão tinha seu espaço, com aluguéis específicos. Agora temos um aluguel num preço bem mais razoável”, explicou Avelar.

 

O espaço atual já era utilizado pelos Bombeiros e fica no setor de hangares, próximo ao aeroporto.

 

(B.F./M.D.*)