Seleção ocorreu entre trabalhos de alunos de escolas públicas das 12 cidades-sede da Copa 2014
" /> Seleção ocorreu entre trabalhos de alunos de escolas públicas das 12 cidades-sede da Copa 2014">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
03/04/2014 às 20:51, atualizado em 12/05/2016 às 18:15
Seleção ocorreu entre trabalhos de alunos de escolas públicas das 12 cidades-sede da Copa 2014
BRASÍLIA (3/4/14) – Destaque entre os alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 4 de Brasília e de todo o DF, a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental Giovana Feitosa Felisberto, 13 anos, foi uma das vencedoras da etapa nacional do concurso de redação promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Com o tema “Copa do Mundo, o Mundo em Sua Escola”, a seleção comprovou a qualidade do ensino público local ao despertar mais um talento.
“Gosto muito de escrever e, quando não coloco os textos no caderno, leio para toda a turma nas rodas de leitura que acontecem na escola ao menos uma vez por bimestre. Essa é uma escola para todas as classes sociais, de qualidade, e mostra que é possível sim aprender muito”, disse a estudante.
Inicialmente, ainda no final do ano passado, a jovem escreveu uma redação focando principalmente na vinda do mundial de futebol para o Brasil e as diferenças sociais. O texto foi submetido a seleção ainda no CEF 4, juntamente com outras 29 redações. Aprovada, Giovana passou para a etapa local, onde concorreu com outras escolas do DF, e também para a nacional, em que foi uma das quatro vencedoras.
No Brasil, participaram apenas estudantes de escolas públicas das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Como premiação, a estudante passará uma semana no Rio de Janeiro, de 27 de abril a 3 de maio, e participará de atividades culturais e esportivas com alunos de outros países, também vencedores do concurso.
Para a professora de língua portuguesa que ajudou a estudante a fazer o texto, Márcia Costa, o resultado do concurso demonstra um pouco do trabalho realizado em sala de aula. Em sua visão, a motivação e o desafio em fazer atividades como essa envolvem toda a comunidade escolar em prol de um único objetivo: vencer.
“É gratificante ver um resultado como esse. O professor se realiza através do aluno, vendo os trabalhos darem frutos. Tenho 24 anos de serviço e, sempre que dá, a escola participa desses concursos. Se o ser humano for motivado, ele vai longe”, acrescentou a educadora.
FUTURO – Ler e escrever são hábitos da rotina de Giovana. Estudante aplicada, ela afirma gostar muito de língua portuguesa e sonha em criar publicações para que mais pessoas conheçam seus pensamentos sobre determinados temas.
“Vou usar esse dom para escrever livros. Primeiramente quero fazer um sobre adolescência, outro sobre a mulher e um sobre preconceitos. Gosto muito de mexer com o cotidiano das pessoas. Não tem nada mais normal e que chame a atenção das pessoas do que as histórias do dia a dia”, complementou Giovana, que planeja, no futuro, estudar nutrição ou psicologia.
(F.M./I.M.*)