Cidades estão entre as mais fiscalizadas do DF" /> Cidades estão entre as mais fiscalizadas do DF">

08/04/2014 às 22:04

Ação remove obras irregulares no Gama e na Estrutural

Cidades estão entre as mais fiscalizadas do DF

Por Da Seops


. Foto:Flávio Barbosa/Seops

BRASÍLIA (8/4/14) – A Cidade Estrutural e o Gama receberam, nesta terça-feira (8), uma fiscalização do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo do Distrito Federal. A ação resultou na remoção de quatro edificações, além de muros e cercas que demarcavam ilegalmente lotes em áreas públicas. Tudo havia sido construído sem autorização.

 

A Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) e a Agência de Fiscalização (Agefis) coordenaram os trabalhos e tiveram apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), do SLU, da CEB e da Terracap. Cinquenta e quatro servidores foram acionados.

 

Uma das equipes removeu duas edificações, obstruiu uma fossa e retirou 250 metros de cerca na região da Chácara Santa Luzia, na Estrutural. As construções foram erguidas durante o final de semana.

 

“É proibido construir naquela área, pois ela está muito perto dos limites com a Floresta Nacional de Brasília”, explicou o subsecretário da Seops, Nonato Cavalcante.

 

A outra ação ocorreu no Gama. No km 20 da rodovia DF-475, no Setor Ponte Alta Norte, a equipe encontrou um parcelamento do solo ainda em fase inicial. Foram retirados 145 metros de muro, dois alicerces e uma edificação em madeira.

 

Ainda na cidade, desta vez em uma chácara sem nome em frente ao Condomínio Vencedor, um ponto clandestino de energia e um poste que haviam sido instalados irregularmente foram retirados. A obra irregular que era alimentada pela gambiarra havia sido removida na semana passada.

 

A equipe também foi ao Setor Oeste do Gama, nos fundos da Chácara 13, onde encontrou e removeu uma edificação de madeira. Na Quadra 49 do Setor Leste, dois muros usados para demarcar lotes de becos acabaram destruídos.

 

ESTATÍSTICAS – Relatório com dados de 2013 confirma que Estrutural e Gama são as cidades mais fiscalizadas sobre invasão de área pública. Na primeira, foram registradas 375 obras irregulares removidas em 175 operações de janeiro a dezembro do ano passado.

 

No mesmo período, os órgãos do governo retiraram 79 construções em 48 ações realizadas no Gama.

 

“São áreas onde, infelizmente, há reincidência de casos de invasão de área pública. Este ano, devemos reforçar a fiscalização nas duas cidades”, afirmou o subsecretário Cavalcante.

 

(J.P.G./I.M.*)