Personagem que interpreta Maria na encenação, Helane Machado, teve câncer de mama mas não desistiu de participar da Paixão de Cristo

" />

Personagem que interpreta Maria na encenação, Helane Machado, teve câncer de mama mas não desistiu de participar da Paixão de Cristo

">

14/04/2014 às 12:12

A fé que supera barreiras na Via-Sacra de Sobradinho

selo VIA SACRA v2

Personagem que interpreta Maria na encenação, Helane Machado, teve câncer de mama mas não desistiu de participar da Paixão de Cristo

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Brito

BRASÍLIA (14/4/14) – A Via-Sacra de Sobradinho reúne, há 24 anos, cerca de 15 mil pessoas. O principal motivo para cativar um público fiel por todo esse tempo, segundo os organizadores, é a emoção. Helane Macedo, que interpreta Maria há 22 anos, é prova disso.

 

A senhora, hoje com 54 anos, conta que chora toda vez que “sobe ao palco”. A emoção dela, no entanto, foi redobrada em 2010, depois que descobriu um câncer nas duas mamas. A doença foi descoberta meses antes da encenação daquele ano.

 

Os tumores foram descobertos por ela mesma, em 2009. Uma fase difícil, que teve uma sequência de cirurgias e constante espera. A quimioterapia, um dos piores momentos de seu tratamento, foi o que mais preocupou Helane quanto a sua permanência na Via- Sacra. O processo comprometeu sua imunidade e a impediu de ficar entre grandes aglomerações de pessoas.

 

Com isso, a organização já havia encontrado outra atriz para fazer o papel de Maria. Mas Helane, depois de muito esforço, recebeu o aval médico. Duas semanas antes do evento, seu corpo tinha respondido bem ao tratamento e sua imunidade voltou a subir.

 

“Eu nunca me entreguei. Por um momento, achei que não fosse participar, mas a minha vontade era mais forte. Senti satisfação em estar ali sem nada para me impedir”, contou.

 

No dia da encenação, o padre mencionou o caso e pediu uma oração. A emoção contaminou os presentes e, após a caminhada, familiares de pessoas com câncer passaram a buscar Helane para compartilhar experiências e buscar a superação.

 

“Algumas pessoas queriam pagar pelo meu depoimento. Não faço isso por dinheiro jamais. Faço por amor, fé, carinho, caridade. Levantar o astral de quem precisa é meu maior pagamento”, contou, emocionada, à reportagem.

 

A VIA SACRA – A encenação da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Sobradinho, existe há 24 anos e é a única do Distrito Federal no formato de teatro de arena. A via, com 850 figurantes, atrai um público de 15 mil pessoas. Um show pirotécnico de 12 minutos encerra a peça. Antes do teatro, os atores fazem um desfile pelo local.

 

O figurino e o cenário, desenhados e mantidos pelos integrantes, são inspirados no filme O Gladiador.

 

As inscrições para figurante vão até 16 de abril, na própria igreja. Os ensaios serão realizados nos dias 16 e 17 de abril.

 

O GDF dá suporte à Via-Sacra de Sobradinho com material de apoio, como arquibancada, cercas e banheiro químico.

 

SERVIÇO:

Data: 18 de abril

Hora: 17h30

Local: Quadra 13, Conjunto A, área especial 1, em frente à paróquia Imaculada Conceição

 

Confira nesta terça-feira (15) a sexta reportagem da série ‘Via-Sacra’ produzida pela Agência Brasília.

 

LEIA TAMBÉM:

Show marca abertura das atividades da Via-Sacra de Planaltina

Via-Sacra do Paranoá promete surpresa para fiéis

Liberdade é o tema da 16ª Via-Sacra nas Ruas, de Ceilândia

Espetáculo de fé, Via-Sacra do Recanto das Emas promete emocionar fiéis

 

(B.F/J.S*)