Dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios

" /> Dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios

">

16/04/2014 às 20:42, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Mais da metade dos moradores do Lago Norte tem ensino superior completo

Dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (15/4/14) – Com renda per capita de aproximadamente R$ 5 mil, a maioria da população do Lago Norte, quase 58%, tem nível superior completo. Desse total, 15,1% possuem, ainda, especialização, mestrado ou doutorado. Os dados são da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), divulgada pela Codeplan, nesta quarta-feira (16).

 

Segundo a coordenadora de Pesquisa Socioeconômica, Iraci Peixoto, o estudo é realizado em todas as regiões administrativas e ajuda no planejamento do governo. “Conhecendo a população, o governo pode direcionar melhor a política pública. As necessidades do Lago Norte, por exemplo, são diferentes das da Estrutural”, afirmou.

 

A população do Lago Norte é muito dependente de Brasília nos setores de comércio, educação e emprego. Mais de 44% dos moradores são servidores da administração pública federal ou distrital, em Brasília. “A cidade não oferece um número significativo de postos de trabalho e absorve, apenas, 14,39% da mão de obra local”, ressaltou a coordenadora.

 

Aproximadamente 72% dos estudantes também precisam se deslocar para Brasília, pois as escolas do Lago Norte comportam apenas 16,48% dos alunos.

 

Essa foi a 23ª região administrativa a ter a PDAD divulgada. O estudo já foi realizado em Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, incluindo Pôr do Sol e Sol Nascente, Cruzeiro, Fercal, Gama, Itapoã, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, SCIA-Estrutural, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Taguatinga, Varjão e Vicente Pires.

 

Confira aqui o estudo completo do Lago Norte.

 

(V.F./ I.M.*)