Durante o evento, também foram recepcionados 1.048 aprovados em concurso" /> Durante o evento, também foram recepcionados 1.048 aprovados em concurso">

22/04/2014 às 21:28

Polícia Militar promove 838 oficiais e praças

Durante o evento, também foram recepcionados 1.048 aprovados em concurso

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto:Dênio Simões/GDF

 

BRASÍLIA (22/4/2014) – A Polícia Militar promoveu, nesta terça-feira (22), 838 militares – 749 praças e 89 oficiais. Durante a solenidade, o governador Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador Tadeu Filippelli, deu as boas-vindas a mais de mil concursados da PM que participam do Curso de Formação de Praças e começam a trabalhar na Copa do Mundo.

 

Depois de 18 anos na corporação, Clézyo Leonis comemora a ascensão a 3º sargento. “Completei 41 anos no início deste mês, e a promoção veio como um presente. A gente fica na expectativa da progressão funcional, e, agora, a felicidade é incalculável”, disse.

 

Agnelo Queiroz afirmou que, ainda neste ano, mais concursados serão chamados. “É muito gratificante a contratação desses policiais, e em agosto vamos convocar mais 800 concursados. Com isso, chegaremos a um total de quase quatro mil novos militares nos últimos anos”, garantiu.

 

“Estamos preparando nossas forças de segurança para a Copa, que é um dos maiores eventos do mundo. Mas a Copa passa, e esses investimentos e contratações ficarão para proteger a população”, completou o governador.

 

“Há quase dez anos não tínhamos curso de formação, e o fluxo de promoções estava parado. Hoje recepcionamos mais de mil pessoas na corporação que em breve serão soldados de 2ª classe e garantirão a segurança do DF”, declarou o comandante-geral do PM, coronel Anderson Moura.

 

Nos últimos anos, o investimento na Policia Militar foi intensificado. “Desde 2011, já foram investidos quase R$ 200 milhões na corporação. Adquirimos mais de 1,3 mil viaturas e estamos comprando mais 100 motos e 5 mil equipamentos de proteção individual, como capacetes e escudos”, afirmou o comandante-geral.

 

CURSO DE FORMAÇÃO – Os novos militares participam do Curso de Formação de Praças, que tem duração de 1.500 horas/aula. O treinamento capacita para as funções de soldado a 3º sargento.

 

Com a conclusão do primeiro módulo, prevista para o final de maio, os alunos estarão aptos para atuar na Copa do Mundo de 2014. O novo efetivo poderá trabalhar sem portar armas e ao lado de policiais experientes, em  postos de controle de trânsito e também fazendo revista pessoal.

 

(V.F./I.M.*)