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08/05/2020 às 11:51, atualizado em 08/05/2020 às 14:06
Em fase final de construção, a empresa já investiu R$ 35 milhões na estrutura
Mesmo com os esforços concentrados nas medidas de prevenção ao novo coronavírus, mantendo a operação do sistema com 100% de sua capacidade, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) segue com os trabalhos para a conclusão das estações da 106 e da 110 Sul.
Em fase final das obras de construção civil, o Metrô-DF já investiu R$ 35 milhões na estrutura das novas estações. As obras na Asa Sul compreendem as passagens subterrâneas para os Eixos W e L e acessos externos às estações, além de sistemas e equipamentos de circulação vertical, elevadores e escadas rolantes.
Para o início de operação, é necessária a implantação dos serviços de telefonia, sistema de transmissão de dados, radiocomunicação, bilhetagem, mobiliário, ligações definitivas de água e energia, aprovação das instalações de prevenção e combate a incêndio, comunicação visual e de segurança, entre outros. Todos os processos de contratação e demais providências para o início da operação estão em andamento.
Depois do início de funcionamento da estação Estrada Parque, que beneficiou 10 mil usuários de Águas Claras, concluir as duas estações da Asa Sul, que servirão aos moradores, trabalhadores e frequentadores da região, é a prioridade desta gestão na área de infraestrutura.
Serão 3 mil novos passageiros por dia em cada estação da Asa Sul, que terão acesso facilitado a lugares como o Cine Brasília, faculdades e prédios comerciais. Além de melhorar a mobilidade da população, a receita tarifária do Metrô vai crescer, possibilitando novos investimentos em melhorias do sistema.
“São mais de duas décadas de espera. O GDF ouviu a reivindicação. Em função da pandemia, que obrigou a todos nós a ter como foco principal a segurança dos usuários e dos nossos empregados, não podemos precisar uma data de inauguração. Mas estamos seguindo todos os ritos necessários para a entrega o mais rápido possível”, afirma o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral.
* Com informações do Metrô-DF