Iniciativa pretende promover integração entre alunos com e sem deficiência
" /> Iniciativa pretende promover integração entre alunos com e sem deficiência">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/05/2014 às 14:23
Iniciativa pretende promover integração entre alunos com e sem deficiência
BRASÍLIA (5/5/14) – Os alunos dos centros olímpicos de Ceilândia, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião praticarão modalidades adaptadas e atividades que visam sensibilizar para as diferenças e estimular uma convivência respeitosa e livre de discriminações. O Encontro do Esporte Paralímpico ocorrerá de 6 a 16 de maio, das 7h40 às 11h20 e das 14h às 17h45.
“Essa iniciativa irá reforçar a ideia de inclusão social por meio do esporte. Além disso, o evento promoverá a integração entre todos os alunos, independentemente de terem ou não quaisquer tipos de deficiências”, afirmou o secretário de Esporte, Célio René.
Durante a primeira semana de realização do evento haverá curso de criatividade e modelagem em argila, ministrado por pessoas com deficiência visual. Os participantes terão uma experiência tátil, com os olhos vendados, para depois produzirem suas peças. Eles também terão a oportunidade de contemplar esculturas produzidas por artistas que têm a visão prejudicada. Paralelamente, conhecerão equipamentos utilizados por cegos para escrita, leitura e locomoção. Também terão noções de como guiar uma pessoa com deficiência visual em situações do dia a dia, como passar por uma porta, sentar-se, subir e descer escadas.
Na segunda semana, haverá oficinas de experimentação de basquete em cadeira de rodas, bocha adaptada, parabadminton e vôlei sentado. A programação inclui, ainda, gincana e corrida de orientação. Cada grupo deve contar com ao menos um integrante com deficiência ou que simule alguma deficiência. As equipes deverão cumprir trajetos nos centros olímpicos, organizando-se da melhor forma para que todo o grupo possa concluir a atividade.
PROGRAMAÇÃO:
6/5 (terça): Curso de criatividade e modelagem em argila no CO Samambaia;
7/5 (quarta): Curso de criatividade e modelagem em argila no CO Ceilândia;
8/5 (quinta): Curso de criatividade e modelagem em argila no CO Riacho Fundo I;
9/5 (sexta): Curso de criatividade e modelagem em argila no CO São Sebastião;
13/5 (terça): Experimentação de modalidades esportivas adaptadas nos quatro COs;
14/5 (quarta): Gincana nos quatro COs;
15/5 (quinta): Corrida de orientação nos quatro COs;
16/5 (sexta): Encerramento do evento no Centro Olímpico de Samambaia.
(V.F./I.M*)