07/05/2014 às 19:49, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Curso de biojoias para mulheres de Planaltina

Parceria entre a Secretaria da Mulher e o Senar criou oportunidades de geração de renda para donas de casa da região

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Mulher


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (7/5/14) – A possibilidade de ganhar a vida de forma sustentável deixando as pessoas mais bonitas tem atraído cada vez mais a atenção das moradoras de Planaltina, que viram em um curso de biojoias uma oportunidade de transformação. Nesta semana, a iniciativa do GDF, pela Secretaria da Mulher, formou 15 alunas e lhes proporcionou traçar novas expectativas para o futuro.

 

“Aprendi todas as técnicas de produção e até de comercialização. Será uma renda extra para mim e minha família. Tenho a intenção de fazer outros cursos”, planejou a participante Maria de Lourdes Ramos, 57 anos, ao terminar a capacitação feita em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

 

Ainda durante a formação, que teve 40h/aula, as alunas puderam apender todas as etapas de produção, desde o manejo das sementes na natureza até o trabalho de finalização do acessório de moda.

 

As participantes puderam, também, conhecer como fazer o polimento, observar os cuidados da matéria-prima e o entrançamento de fibras para montagem de colares, pulseiras, brincos, anéis, objetos de decoração e outros artigos feitos com material vindo da natureza.

 

“O curso representa mais um compromisso que assumimos de enfrentar a desigualdade de gênero e promover a qualidade de vida das mulheres”, frisou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Sandra Di Croce Patrício.

 

Segundo a subsecretária, todas as participantes do curso serão integradas ao programa “Rede Mulher Artesã” e participarão do Encontro de Economia Feminista e Solidária em Sobradinho, no próximo dia 22. “Com a participação no encontro, elas terão condições de concorrer ao Selo Rede Mulher”, lembrou a subsecretária.

 

INICIATIVA – Resultado de parceria inédita entre as duas instituições, o curso faz parte da programação de atividades oferecidas pelo Senar no Programa Nacional de Ensino Técnico (Pronatec). Os encontros aconteceram no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Planaltina.

 

Supervisor técnico do Senar, Ademar Júnior lembrou que ao oferecer o curso para esse público, mesmo não sendo especificamente na área rural, a entidade cumpre a sua missão de levar políticas públicas e geração de renda para quem mais precisa. “Esta é uma parceria contínua, que ainda beneficiará muitas pessoas aqui no Distrito Federal”, destacou.

 

(F.M./M.D*)